Bristol Bombay
(E.R. Hickel)
Bombardeiro médio triposto Bombay. Bombardeiro monoplano de asa alta com trem de pouso fixo. Foi lançado em 1935, porém só entrou na ativa em 1939. Na Guerra já estava obsoleto para o teatro europeu, contudo era de manutenção fácil e robusto para ser usado em localidades remotas. Foi empregado como bombardeiro apenas no norte da África, e ainda assim só a noite e em situações especiais. Devido a seu forte ruído, foi também empregado na campanha do norte da África para abafar o som produzido pelo avanço das colunas de blindados e para bombardear as fortificações italianas com minas anti-tropas de 20 lb (9 Kg). Cada Bombay podia levar 200 dessas minas, mas o lançamento era bizarro: a medida que a aeronave circundava a fortificação, um tripulante armava a mina e repassava a outro que a arremessava pela porta da fuselagem. Faziam isto a noite toda, alternando aeronaves e fortificações. Não obstante, a função principal do Bombay durante a Segunda Grande Guerra foi como aeronave de transporte. Cerca de 50 aparelhos foram produzidos. O modelo Bristol 130 tinha dois motores Bristol Pegasus XXII com 1.000HP de potência cada. A envergadura era de 29,18m e o comprimento de 21,11m. Suportava peso máximo de decolagem de 9.070Kg; atingia a velocidade máxima de 310Km/h, com alcance de 3.590Km e teto de 7.620m. A aeronave estava armada com duas metralhadoras de 7,69mm (calibre .30) e podia carregar até 900Kg de explosivos ou 24 passageiros.
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