Franz Rosenzweig e a concepção dos símbolos
(Emília Sandler)
Franz Rosenzweig nasceu em Kassel(Alemanha) em 1886 e morreu em 1929. Foi um dos mais importantes filósofos do século XX. Pertencia a uma família judia assimilada e recebeu educação universitária em medicina, história e filosofia. Quando se viu envolvido na Primeira Guerra Mundial, passou a ver com reservas a idéia de Hegel, pela qual é possível justificar a morte dos indivíduos em nome de causas superiores. Franz, então, aproximou-se do judaísmo. Buscou suas raízes. Sua principal obra é "A estrela da Redenção". Em sua obra prima, Rosenzweig analisa como a unicidade de cada ser humano, a realidade do mundo e a transcendência de D''us contrastam com a idéia de totalidade, mostrando como estas três singularidades se relacionam e se completam. A criação religa o mundo a D''us, a revelação permite que o ser humano seja orientado pela Palavra divina e a Redenção lhe dá a missão de salvar o mundo, basicamente pelo amor. A Estrela de David, conhecida, também, como Escudo de David, é um símbolo em forma de estrela formada por dois triângulos sobrepostos, iguais, tendo um a ponta para cima e outro para baixo. De acordo com a tradição judaica, este símbolo era desenhado ou encravado sobre os escudos dos guerreiros do exército do rei David. Este símbolo apareceu, pela primeira vez, no século IV a.C., num selo judaico, achado na cidade de Sidon. Ele também aparece em muitas sinagogas antigas na terra de Israel, datadas da época do Segundo Templo e até mesmo em algumas depois de sua destruição pelos romanos. Porém, a identificação efetiva da Estrela de David com os judeus começou na Idade Média. Em 13 54, rei Karel IV concedeu o privilégio à comunidade judaica de Praga de ter a sua própria bandeira. Os judeus, então, confeccionaram, num fundo vermelho, um hexagrava, a Estrela de David, em ouro. Em Praga, a estrela de seis pontas passou a ser usadaem sinagogas, no selo oficial da comunidade e em livros impressos. No século XIX, difundiu-se também, nos carimbos de judeus e sobre cortinas das Arcas Santas das sinagogas. De acordo com a Cabalá(livro de mística judaica), a Estrela de David insinua a representação das sete emanações divinas. O filósofo Franz deu uma interpretação própria à Estrela de David: afirmou que um dos triângulos constituintes do símbolo, seria representação da base de focos que caracterizam o pensamento do mundo - D''us, o homem e o mundo. O outro triângulo representaria a posição do Judaísmo nestes assuntos. Para maior detalhes e aprofundamento da questão, leia o livro de Michel Costa - "A faixa dourada, o selo de Salomão e o Escudo de David", Sifriat Poali, 1990.
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