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Allba
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Resumo de Allba O Brasil e o Programa Sociedade da Informação Autor: Albênia da Fonsêca Melo No Brasil, o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), foi o órgão que conduziu a fase da implantação da Internet, no período de 1988 a 1996, através de um processo articulado de atividades envolvendo comunicação e tecnologias no País, com ênfase principalmente em informática. O governo brasileiro pretendia, com essa iniciativa, promover a universalização do acesso e a utilização crescente dos meios eletrônicos de informação, visando gerar uma administração eficiente e eficaz em todos os níveis, criando serviços eqüitativos e universais de atendimento ao cidadão, promovendo políticas de inclusão social, visando ao avanço tecnológico contribuindo para a “Alfabetização Digital”, considerada como elemento principal na Sociedade da Informação. O Ministério da Ciência e Tecnologia entrega à sociedade o Livro Verde da Sociedade da Informação, que contempla metas de implementação do Programa da Sociedade da Informação, apresentando uma síntese de possíveis aplicações de tecnologias da informação: “Ampliação do acesso, meios de conectividade, formação de recursos humanos, incentivo à pesquisa e desenvolvimento, comércio eletrônico e desenvolvimento de novas aplicações” (TAKAHASHI, 2000, p. 01). No Brasil, o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), foi o órgão que conduziu a fase da implantação da Internet, no período de 1988 a 1996, através de um processo articulado de atividades envolvendo comunicação e tecnologias no País, com ênfase principalmente em informática. O governo brasileiro pretendia, com essa iniciativa, promover a universalização do acesso e a utilização crescente dos meios eletrônicos de informação, visando gerar uma administração eficiente e eficaz em todos os níveis, criando serviços eqüitativos e universais de atendimento ao cidadão, promovendo políticas de inclusão social, visando ao avanço tecnológico contribuindo para a “Alfabetização Digital”, considerada como elemento principal na Sociedade da Informação. No entanto, várias ocupações tradicionalmente conhecidas estão sendo transformadas ou substituídas, aumentando assim as disparidades entre os trabalhadores que são qualificados e aqueles não qualificados. Segundo alguns autores como Rodrigues (2003, p. 101), o Programa busca “ inserir o país em uma onda de mudanças que requer uma base tecnológica sólida e uma infra-estrutura avançada ” e, para que isso se concretize, é necessário que um conjunto de ações venha a ser implementada nas instâncias normativas e organizacionais do sistema educacional, exigindo, assim, esforços articulados entre governos e sociedade civil. Alguns fatores como: alto índice de analfabetismo no Brasil, diferenças regionais, escassez de recursos financeiros, entre outros que colaboram de forma significativa, para a dificuldade de implantação do Programa em sua totalidade. Dados do IBGE (Censo 2000), revelaram que o Brasil possui hoje 20 milhões de pessoas que não sabem ler e escrever. A situação precária em que vivem essas pessoas contribui para que estas sejam inseridas nos índices do desemprego e do trabalho informal, modalidade que cresce a cada dia em nosso país, principalmente na região Nordeste. A população historicamente excluída é aquela que não participa do processo informacional, onde as oportunidades de trabalho na sociedade globalizada tornam-se cada vez mais escassas, comprometendo, assim, o exercício da cidadania. A implantação da chamada “Sociedade da Informação” no Brasil se depara com o analfabetismo que ainda é o maior desafio a ser enfrentado pelo Estado na busca da consolidação desta sociedade, onde as informações disponíveis na Internet encontram-se na sua grande maioria em formato de textos escritos. Conforme Baggio (2000) apud Ferreira (2003, p. 05), tais informações são “ inacessíveis para cerca de 20 milhões de brasileiros que não sabem ler e escrever” – informação ratificada anteriormente pelo Censo IBGE. Assim, o autor explica que a educação ainda é o elemento fundamental para que um país cresça no seu processo de desenvolvimento, com maiores chances de oportunidades para o caminho da cidadania. A sociedade da informação pode ser considerada como um fenômeno global, com um potencial transformador das atividades sociais e econômicas, já que tais atividades serão afetadas pelo sistema de informação disponível. No Brasil, assim como no mercado globalizado, a emergência de novas forças de exclusão acontece tanto a nível local quanto global, exigindo esforços conjuntos dos governos, buscando superar esse quadro considerado desfavorável para o desenvolvimento de uma sociedade voltada para as novas tecnologias de informação e comunicação, promovendo políticas de inclusão social, visando ao avanço tecnológico contribuindo para a “Alfabetização Digital”, considerada como elemento principal na Sociedade da Informação. O Ministério da Ciência e Tecnologia entrega à sociedade o Livro Verde da Sociedade da Informação, que contempla metas de implementação do Programa da Sociedade da Informação, apresentando uma síntese de possíveis aplicações de tecnologias da informação: “Ampliação do acesso, meios de conectividade, formação de recursos humanos, incentivo à pesquisa e desenvolvimento, comércio eletrônico e desenvolvimento de novas aplicações” (TAKAHASHI, 2000, p. 01). A população dessa nova rede mundial trouxe consigo uma quantidade expressiva de informação, muitas vezes de qualidade duvidosa, servindo mais para desinformar do que informar o cidadão. Com isso o autor enfatiza que, se por um lado, a internet proporciona a popularização da informação e comunicação, por outro dificulta a verdadeira essência da informação. O lançamento do Livro Verde, o que contribuiu para o desenvolvimento tecnológico e científico do país no tocante as tecnologias informacionais e computacionais frente ao mundo moderno. O lançamento do Livro Verde, o que contribuiu para o desenvolvimento tecnológico.



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