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Psicologia do Nascimento
(Aidan Macfarlane)

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Para surpresa de mães e psicólogos, ao fim do tempo de gestação no útero, os bebés estão completamente organizados. Nascem já com bastantes reflexos, para responder aos estímulos apropriadamente, usando informações de tudo aquilo que o rodeia e manifestando energicamente as suas necessidades.
Como é possível que as crianças acabadas de nascer manifestem um rápido interesse pelos rostos humanos, já que nunca antes tiveram algum contacto visual ou sonoro, dentro do útero?
As reacções do bebé, dependem do estádio onde o bebé se encontra. Hoje em dia, para observar bebés, dividem o seu estado de “vigília” em seis estádios : sono profundo com respiração regular (1), sono leve com respiração irregular e agitação ocasional (2), sonolência (3), vigília com os olhos abertos e com maior tranquilidade do que excitação (4), vigília com olhos abertos e com movimentos activos (5) e o choro (6).
A VistaO recém-nascido, desde que a luz não seja forte, ele gosta. Se a luz for forte ele reage, virando-se para o lado contrário de onde esta venha; se pelo contrário a luz for fraca, ele vira-se para a luz, fazendo nos saber que a sua presença é notada.A distância para um bebé conseguir “ver” é de 9 polegadas, a esta distância ele pode seguir o movimento, por exemplo da cabeça da mãe. Os bebés são atraídos pelo contraste do objecto e pelos pormenores do mesmo. As 9 polegadas nem sempre podem ser levadas em consideração, porque as pupilas nunca estão no mesmo sítio, mas os bebés não conseguem ver além desta medida. Os bebés conseguem reagir a um objecto em movimento, afastando-se e protegendo-se dele. Desde recém-nascido, o bebé consegue distinguir o rosto da mãe porque associa-o ao alimento e ao calor que, para ele a mãe emana.
A AudiçãoPara os bebés, os barulhos fortes, transformam-no numa criança tensa e assustada. Enquanto recém-nascidos, o liquido amniótico instalado nos tímpanos, funcionam como protecção aos barulhos. Já com 4 dias de vida, a criança consegue acompanhar com a cabeça vários sons, de acordo com a experiência de Michael Wertheimer. Como por vezes, os pais falam de maneira “cantada” para os filhos, estes podem confundir a voz de uma mulher, com a voz de sua mãe que ele tão bem conhece. Como também se chamarem constantemente pelo seu nome, depois de alguns dias, o bebé já se identifica com o nome. Os bebés desde cedo conseguem distinguir se o som, vem da direita, ou da esquerda virando a cabeça.
O OlfactoDe acordo com a experiência de Engen, Lipssit e Kay, a actividade e o ritmo respiratório de um bebé com 2 dias de vida, alteram se, lhe for apresentado cheiros diferentes.Quando o bebé é pegado ao colo pela mãe, o bebé dirige-se imediatamente para o seio, que tem nele o cheiro do alimento que o bebé tão bem conhece e também o cheiro de sua mãe. Para a mãe, os cheiros funcionam da mesma maneira; também reconhece o filho pelo cheiro e até acha o cheiro dos excrementos do filho mais “agradáveis” do que de outras crianças, de acordo com o estudo da própria autora.

O Paladar e a Alimentação: o argumento do biberãoJá no útero, se consegue provar que, o bebé tem paladar, ou seja, de acordo com a quantidade de liquido amniótico ingerido, com a sacarina existente e com o tempo que o bebé tem o liquido na boca, determina que o bebé já consegue sentir gosto. O leite administrado às crianças: o materno e o de biberão também apresentam diferenças, vai daí as suas preferências.A amamentação permite à criança desenvolver-se melhor e com mais defesas face a doenças.
A Sensação de DorQuase todas as pessoas parecem aceitar que os recém-nascidos não sentem dor. Percebe-se que a criança sente dor, quando ao ser picada, para análises, a criança tem tendência para tirar, por exemplo do texto, o calcanhar, chorar e contrair todos os seus músculos, Os seus ritmos cardíacos e respiratórios também se alteram.
O Toque e aTemperatura Como já foi referido ao inicio deste capitulo, a criança nasce com um numero elevado de reflexos que sendo tocado em diferentes sítios o bebé reage. Como por exemplo: Reflexo dos pontos cardeais, reflexo de posição e reflexo de Gallent – Reflexos de toque. Para alguns destes reflexos ainda não existe explicação.A temperatura nos bebés, é perdida rapidamente. O comportamento é influenciável pela temperatura: se o bebé tem frio chora e o que se mantém numa temperatura agradável, adormecem.
Os RitmosAo ouvir um batimento cardíaco de 60-80 impulsos por minuto e uma luz a acender-se ao mesmo ritmo, o bebé fica calmo.Existem dois novos tipos de apreciação rítmica: Mecanismo vestibular – que está ligado ao ouvido, e transmite equilíbrio – e o da Periodicidade – em que o bebé está preparado a antever o futuro, a partir da sua experiência rítmica.
A ImitaçãoUma das capacidades presentes no recém-nascido é a capacidade de imitação. Andrew Meltzov demonstrou que a partir das 2 semanas de vida o bebé conseguia imitar, por exemplo do texto, deitar a língua de fora e cerrar os pulsos, ao ver um adulto a fazê-lo. Ao deitar a língua de fora a criança não imagina a sua imagem, mas sente a sensação da sua própria língua, e isso é importante para o desenvolvimento social dessa criança.



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