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DRUCKER - O homem que inventou a Administração
(Peter Drucker - Editora Campus; Edição Nrº 1)

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Missão
Exemplo: (fazer o quê, para quem?)
Aplicando questões como essas à elaboração da missão de uma empresa bancária, constatamos, por exemplo, que ela pretende... Prestar serviços de financiamento e outros correlatos – fazer o quê? Atender a pessoas físicas e jurídicas – para quem? Atuar em qualquer país – onde? Definir de que modo serão antecipadas e satisfeitas as necessidades dos clientes em um alto nível de qualidade nos serviços e no desempenho do pessoal – como? Atender, de forma adequada, aos interesses dos acionistas, dos clientes, dos funcionários – com que finalidade? As funções que a empresa deve desempenhar e as necessidades a que deve atender – justificar a sua razão de existir. Uma missão bem difundida... ...desenvolve nos funcionários um senso comum de oportunidade, direção, significância e realização. Uma missão bem explícita... ...atua como ‘mão invisível'' que guia os funcionários para um trabalho independente, mas coletivo, na direção da realização dos potenciais da empresa. Missão é a expressão da razão da existência de uma organização, é a função que esta desempenha de modo a tornar útil sua ação, justificar seus lucros, do ponto de vista dos grupos a ela ligados e da sociedade em que atua. A missão expressa onde e como a empresa espera obter lucros por meio da prestação de um serviço considerado útil e desejável. Assim, a definição de missão é muito mais do que a diferença entre receita e custo. O lucro não é a explicação, a causa ou o fundamento das decisões e dos comportamentos da empresa, mas o teste de sua validade. A definição de missão, entre outras coisas, deve expressar o ideal de empresa. Deve enfocar aqueles valores pelos quais, na opinião das pessoas, valha a pena trabalhar. Questões-chave 1. Qual é o negócio (fazer o quê)? 2. Quem é o cliente (para quem)? 3. Onde será a nossa base (local)? 4. Quais são as nossas prioridades (metas)? 5. Qual é nossa estratégia de segmentação? 6. Como atingiremos isso (estratégia)? 7. Qual é o nosso desafio? 8. Qual é o nosso diferencial? 9. Com que finalidade estamos nesse negócio (objetivos)? 10. Atendemos a que grupos de interesse (mercado)? Segundo Drucker... Elaborar a missão da empresa é difícil, doloroso e arriscado, mas só assim se conseguem estabelecer políticas, desenvolver estratégias, concentrar recursos e começar a trabalhar. É só assim que uma empresa pode ser administrada, visando a um ótimo desempenho. Para definir a missão de uma empresa, precisamos levar em consideração todos os grupos de interesse da organização com suas variáveis de interesse... Grupo que é impactado pelas operações de uma empresa ou pode influenciá-la. Dessa forma, são os grupos que têm interesse no negócio da empresa, como, por exemplo... 1. os acionistas com interesse sobre o retorno do investimento (retorno do investimento); 2. o funcionário com interesse em remuneração adequada e desafios (remuneração, condições de trabalho e estabilidade); 3. os clientes com interesse em qualidade e preço no produto / serviço comprado (qualidade, preço e prazo); 4. os fornecedores (relações comerciais estáveis, éticas e satisfatórias); 5. a comunidade com interesse pelo zelo ambiental (zelo com o meio ambiente e geração de empregos); 6. o governo com interesse em mais postos de trabalho e recolhimento de impostos (impostos, investimentos e cooperação com políticas econômicas). Conflitos entre grupos de interesse ram tensão na gestão estratégica.



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