BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


Técnicas de Direção
(Paulo Ricardo Alano Vargas)

Publicidade
AS QUATROS REGRAS DA ESQUINA, MUDANÇAS DE SENTIDO DE DIREÇÃO

Ao aproximar de esquinas e cruzamentos, é importante o condutor pensar e decidir antecipadamente sua intenção, evitando decisões rápidas e intempestivas, pois são causas diretas dos acidentes nestes locais.
*Aprenda mais Observar artigo 32 do código de trânsito
Observar artigo 33 do código de trânsito

AS QUATRO REGRAS DA ESQUINA (Comentada)
1-Ligar o indicador de direção informando sua decisão de mudança de direção. Posicionar o veículo na pista de rolamento para acesso do sentido desejado evitando reações rápidas e intempestivas.
2-Olhar pelos espelhos retrovisores, visualizando o fluxo traseiro e as linhas laterais de movimento. Perceber todo o movimento próximo a seu veículo.
3-Diminuir a velocidade colocando na marcha redutora até a parada total.
4- Sempre olhar primeiro para esquerda e após para a direita, pois ao invadirmos a via transversal o primeiro veiculo a colidir com o nosso será sempre o que vem a nossa esquerda.

AS QUATRO REGRAS DA ESQUINA (decorada)
1-Ligar o pisca - pisca indicando a direção
2-Olhar pelo espelho retrovisor
3-Diminuir a velocidade até a parada total
4-Olhar sempre: primeiro para esquerda, depois para a direita.

Importante
Durante todo o processo de qualificação o condutor deve decidir antecipadamente o sentido de direção desejado, cobrando-se de forma veemente o passo a passo para o acesso em esquinas e rodovias.

EXPLICAÇÕES
Os acidentes de esquina ocorrem devido à falta de análise de situação de risco. No perímetro urbano os principais fatores são: não realizar a parada obrigatória, e olhar para o lado errado.

Os condutores após adquirirem habilidade ao volante, erroneamente não realizam a parada obrigatória nas vias transversais. Normalmente diminuem a velocidade até a segunda marcha, aproveitam a rotação do motor e com movimentos rápidos olham para os dois lados já invadindo a pista de rolamento à sua esquerda. Sem parar, acessam o sentido de direção desejado. Desta forma o primeiro veículo a colidir com o nosso será sempre o que vem a nossa esquerda.
Ao olharmos esquerda direita realizamos a análise real de deslocamento dos veículos.
Ao olharmos direita esquerda a análise do veículo à direita será imprecisa, pois a distância se altera durante o intervalo que olhamos para o lado esquerdo. Este fator torna a chance de acidente maior.

METODOLOGIA
O condutor deverá ter por princípio, decorar as quatro regras da esquina. Toda vez que acessar uma transversal sem realiza-las este condutor criou a situação de risco e mesmo não havendo tráfego, a situação existiu e serve como exemplo. Esta cobrança serve de auto-análise de pilotagem. Inicialmente o condutor errará varias vezes ao dia, posteriormente o índice de erros diminuí passando a duas e três vezes na semana, e com interesse os condutores erram de duas a três vezes por mês.
Nota: sem a parada obrigatória nas esquinas, sempre haverá risco de acidentes.



Resumos Relacionados


- Técnicas De Direção

- Ctb Em QuestÕes_parte 10

- Ctb Em QuestÕes_parte 27

- Fique Atento! Normas Gerais De Circulação E Conduta

- Fique Atento! Normas Gerais De Circulação E Conduta



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia