O que é trabalho
(Suzana Albornoz)
Escreva o seu resumo aqui. Esse livro nada mais lhe promete senão primeiros passos. Alguns passos em busca da compreensão do trabalho, que você poderá empreender depois, por sua própria conta e risco. Esse testo não se pretende mestre mas instrumento. A palavra trabalho, às vezes carregada de emoção, lembra dor, tortura, suor do rosto, fadiga. Noutras, designa a operação humana de transformação da matéria natural em objeto de cultura. Mas trabalho também tem outros significados mais particulares, como o de esforço aplicado à produção de utilidades ou obras de arte, mesmo dissertação ou discurso.Pode significar o conjunto das discussões e deliberações de uma sociedade ou assembléia convocada para tratar de interesse público. No dicionário filosófico você encontrará que o homem trabalha quando põe em atividade suas forças espirituais ou corporais, tendo em mira um fim sério que deve ser realizado ou alcançado. Todo trabalho supõe tendência para um fim e esforço. Para alguns será preponderantemente físico; para outros, intelectual. Para muitos, o que distingue o trabalho humano dos outros animais é que neste há consciência e intencionalidade, enquanto os animais trabalham por instinto, programado, sem consciência. Natureza e invenção se intrelaçam no trabalho humano, em níveis diversos, da ação mais mecânica e natural à mais controladora e consciente. Os estudiosos supõem que a história da palavra trabalho se refere à passagem pré-histórica da cultura da caça e da pesca para a cultura agrária baseada na criação de animais e no plantio. Nas comunidades isoladas o trabalho serve indiretamente a subsistência. É regido por um sistema de deveres religiosos e familiares. Assim, é precária e relativa a afirmação da simplicidade do trabalho tribal. Os mais bem-sucedidos entre os comerciantes empregavam trabalhadores- artesãos,carregadores, marinheiros, artistas, criados domésticos e aos poucos se estabelece uma hierarquia baseada no dinheiro e um mercado onde os produtos podem ser vendidos por dinheiro. Nos centros urbanos em que crescera a burguesia- da classe dos mercadores ou artesãos enriquecidos, às vezes antigos servos da gleba do senhor feudal- e enquanto se acumular riquezas e a circulação se intensifica, criam-se novas condições para o cultivo das artes como das ciências. Os lucros desta iniciativa a burguesia ainda vem recolhendo hoje, quando essa classe envelhecida, às custas de muito sacrifício daqualidade do trabalho e da qualidade de vida dos trabalhadores. Depois de alguns séculos em que a colonização dos novos mundos descobertos carreara para a Europa riquezas consideráveis, e com a aplicação da ciência à produção, a expansão capitalista gerou o que se chamou Revolação Industrial. A tecnologia se expande; se nem sempre para melhor, acumula experiência e possibilidades. Por outro lado, é velho o sonho dos homens com uma terra abençoada onde não seja mais preciso trabalhar. O advento da automação coloca a possibilidade de uma humanidade liberta do fardo do trabalho. A sociedade que está por libertar-se dos grilhões do trabalho é uma sociedade de trabalhadores, que desconhece outras atividades em benefício das quais valeria a pena conquistar aquela liberdade. A possibilidade de uma sociedade de trabalhadores sem trabalho não aparece como uma libertação do mundo da necessidade, mas como uma ameaça inquietante. O trabalho hoje é um esforço planejado e coletivo, no contexto do mundo industrial, na era da automação. O capitalismo monopolista da segunda metade do século vine invadiu as regiões aparentemente marginais do Terceiro Mundo. O colonialismo cedeu lugar a um imperialismo econômico indisfarçavel. Vivemos a época das organizações multinacionais. O crescimento demográfico e a urbanização são dois acontecimentos registrados pelas estatísticas e confirmados pela observação e vivência mais imediata. A corrida para as cidades se explica em parte pela natureza do trabalho industrial.Mas o crescimento das cidades também se deve às migrações, à necessidade de emigrar do campo por falta de uma boa distribuição de terra, ou à migração movida pela esperança que representa a integração no mercado de trabalho moderno e no modo de vida urbano.
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