A Escrava Isaura
(Bernardo Guimarâes)
A Escrava Isaura
Isaura é filha de uma escrava e de um feitor de uma enorme fazenda, no interior do Rio de Janeiro. Após a morte da mãe, a menina é adotada pela fazendeira que a trata como se fosse sua própria filha. Por isso a esmerada educação da escrava que conversa sobre todos os assuntos, toca piano, canta e sabe línguas estrangeiras. Além disso, é branca., e linda.
Ao tocar piano faz uma bela e nobre figura de moça bem educada nascida em berço de ouro. A tez é como pele de pêssego, alva, macia, delicada,.
Com a morte da fazendeira, Leôncio, seu filho, assume a propriedade e começa a perseguir obsessivamente Isaura, com propostas indecorosas. O pai da escrava, que agora trabalhava em outra fazenda, sabedor da situação, rapta a filha e ambos vão morar no Recife. Isaura adota o nome de Elvira. O riquíssimo Álvaro, a vê e se apaixona perdidamente por ela. Começam um relacionamento, e ela esconde sua verdadeira identidade, no primeiro baile a que vão juntos, Elvira é desmascarada e sua condição de escrava fugida vem à tona.
Depois de descoberta a verdadeira identidade de Isaura Álvaro e Leôncio enfrentam-se, Álvaro amando desesperadamente Isaura tenta comprar sua liberdade a qualquer preço, porém Leôncio não aceita e se torna cada vez mais cruel com Isaura, levando-a de volta para a fazenda como cativa, embora resistindo a todo o assédio do cruel fazendeiro. Este então promete libertá-la desde que ela casasse com o jardineiro, um homem completamente deformado.Quando Isaura está para se casar, Álvaro aparece na fazenda, dizendo que havia comprado todos os bens de Leôncio, inclusive os escravos . Álvaro então agora é dono de Isaura e irá lhe dar a liberdade e fazer da escrava sua legitima esposa.
Neste momento, Leôncio sai da sala e se suicida, pois ele também a amava loucamente mas o seu orgulho de assumir uma escrava como esposa acaba falando mais alto.
Resumos Relacionados
- A Escrava Isaura
- A Escrava Isaura
- A Escrava Isaura
- A Escrava Isaura
- A Escrava Isaura
|
|