BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


Paixão de Cristo
(Joed Monteiro)

Publicidade
Aspectos médicos da crucificação de Jesus Cristo






Compiled by David Terasaka, M.D. ©1996. All Rights Reserved, David Terasaka, M.D. However, permission is hereby granted to copy and distribute free of charge for non-commercial purposes only




Hebreus 12:2 - " Fitando os olhos em Jesus, autor e consuma dor da nossa fé, o qual,
pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a ignomínia, e está assentado à direita do trono de Deus."
Nas ultimas horas da vida de Jesus o que ele suportou, e que vergonha ele sofreu?
EXCRUCIAR: causar grande agonia, atormentar, torturar.

_Aspectos ilegais do julgamento de JesusVeredicto de pilatosA severidade doespancamentoSofrimento na cruzMorte por crucificação: lenta sufocaçãoUma última bebida - o vinagreCelebração da oposição - guerra espiritualJesus deu sua vidaSeguindo a Jesus cristo
Latim : ex : sobre, por causa de / cruciar : cruz "por causa da cruz"O tom dessa apresentação poderá ser melhor resumida dentro da palavra "excruciar", (a raiz da palavra "cruciante") a qual se refere a algo que causa grande agonia ou tormento. As raízes em Latim da palavra são :"ex", que significa por causa de ou sobre, e "cruciar", que significa cruz. A palavra "excruciar" vem do Latim para "por causa de , ou sobre, a cruz"(Websters).
Visão Geral
Jesus passou as suas últimas horas antes da crucificação em diversos lugares em Jerusalém. Ele começou a noite no Cenáculo, no sudoeste de Jerusalém. Na última ceia, Ele disse aos discípulos que Seu corpo e Seu sangue deveriam ser dados por eles (Mateus 26: 26-29).
Saindo Ele da cidade em direção ao jardim de Getsêmane, foi preso e levado de volta para o palácio do sumo sacerdote. Onde foi questionado por Anás, antigo sumo sacerdote, e Caifás, genro de Anás. Posteriormente, Jesus foi julgado pelo sinédrio, e foi declarado culpado de blasfêmia ao se proclamar Filho de Deus. Ele foi sentenciado à pena de morte.
Sendo apenas aos romanos dado o direito de executar criminosos, Ele foi mandado a Pôncio Pilatos na fortaleza Antonia. Pilatos, não encontrando nada de errado, mandou-o ao rei Herodes, que devolveu-o a Pilatos. Este por sua vez, submetendo-se a pressão da multidão, ordenou que Jesus fosse chicoteado e crucificado. Finalmente Jesus foi conduzido para fora dos muros da cidade para ser crucificado no Calvário.
A Saúde de Jesus e a Demanda do Sofrimento
É razoável supor que Jesus estava com a saúde boa antes do sofrimento que Ele enfrentou nas horas que antecederam a sua morte. Ter sido um carpinteiro e ter viajado por toda a região durante Seu ministério requereu Dele boas condições físicas. Antes da crucificação, entretanto, Ele foi forçado a andar 4 quilômetros depois de uma noite sem dormir, durante a qual Ele sofreu grande angustia por seus seis julgamentos, foi escarnecido, ridicularizado , severamente golpeado, e abandonado por seus amigos e seu Pai. (Edwards)
O Cenáculo ou Quarto Superior
O sofrimento começou no Cenáculo de uma casa onde ocorreu o que nós conhecemos por Ultima Ceia, onde Jesus serviu a Ceia, profetizando que Seu corpo e sangue seriam dados.(Mateus. 26:17-29) Hoje em Jerusalém, qualquer pessoa pode visitar o Cenáculo ou Cenaculum (latim para sala de jantar), um quarto que está construído sobre o provável local do Cenáculo, (Kollek) que está ao sudoeste, na direção da velha cidade.
Getsêmane: Prensa de Óleo
Lucas 22:44E, posto em agonia, orava mais intensamente; e o seu suor tornou-se como grandes gotas de sangue, que caíam sobre o chão.
"o Espirito de Deus....esmagado"
Do Cenáculo, Jesus foi para fora dos muros da cidade onde passou algum tempo em oração no Jardim de Getsêmane. Hoje em dia o jardim tem muitas antigas árvores de oliva, algumas delas podemter crescido das raízes das árvores que estavam presentes na época de Jesus.
(Todas as árvores em volta de Jerusalém foram cortadas quando os Romanos conquistaram a cidade em 70 D.C. Árvores de oliva podem regenerar-se de suas raízes e viver por milhares de anos.) O nome "Getsêmane", vem do Hebreu Gat Shmanim, significa "prensa de óleo" (Kollek). Desde que "óleo" é usado na Bíblia para simbolizar o Espirito Santo, pode-se dizer então que o jardim é onde "o Espirito de Deus foi esmagado" (Missler).
Era aqui que Jesus agonizou em oração sobre o que deveria ocorrer. É importante saber que este é o único lugar na Bíblia, (segundo a versão de KJV), onde a palavra "agonia" é mencionada. (Strong''s Concordance) A palavra Grega para agonia significa "empenhado em combate" (Pink) Jesus agonizou sobre o que Ele teria que passar, sentindo que Ele estava a ponto de morrer (Marcos14:34 ). Contudo Ele orava, "Não se faça a minha vontade, mas a tua."
De importância medica, é que Lucas menciona Ele tendo suado sangue. O termo médico para isto, "hemohidrosis" ou "hematidrosis" tem sido visto em pacientes que experimentaram, extremo stress ou choque nos seus sistemas. (Edwards) Os capilares em volta dos poros suados tornam-se frágeis e começam a pingar sangue no suor.
Um caso na história é descrito em que uma menina que tinha medo de ataques aéreo, na Primeira guerra mundial, desenvolveu estas condições depois que ocorreu uma explosão de gás na casa vizinha a dela. (Scott) Outro relatório menciona uma freira que, ao estar ameaçada de morte pelas espadas dos soldados inimigos, "estava tão aterrorizada que ela sangrava por toda parte do seu corpo e morreu de hemorragia na presença de seus atacantes."(Grafenberg)
Em memorial ao sofrimento de Jesus, a igreja que agora está em Getsêmane é conhecida como a Igreja da Agonia. (também chamada de Igreja das Nações porque muitas nações doaram dinheiro para sua construção).(Kollek)
Abandonado pelos Homens
Mateus 26:56b: "Então todos os discípulos, deixando-o fugiram."
Salmos 22:11: "Não te alongues de mim, pois a angústia está perto, e não há quem acuda."
Enquanto estava em Getsêmane, Jesus é traído por Judas e preso pelos Judeus. Todos os seus discípulos o abandonaram, até mesmo ao custo de ter que correr nu (Marcos 14:51-52). Ele foi preso (João 18:12) e levado de volta à cidade, à côrte do Sumo Sacerdote, que estava localizada perto do Cenáculo.
Aspectos Ilegais do Julgamento de Jesus
A seguir estão alguns dos aspectos ilegais do julgamento de Jesus:
Os julgamentos poderiam ocorrer somente nos lugares de reunião regular do Sinédrio (não no palácio do Sumo Sacerdote).
Os julgamentos não podiam ocorrer na véspera do Sabat ou de Festas e nem a noite
Uma sentença de "culpado" somente poderia ser pronunciada no dia seguinte ao julgamento
A Introdução das Testemunhas
Deut 19:15: "Uma só testemunha não se levantará contra alguém por qualquer iniquidade, ou por qualquer pecado, seja qual for o pecado cometido; pela boca de duas ou de três testemunhas se estabelecerá o fato."
Deut 17:6: "Pela boca de duas ou três testemunhas, será morto o que houver de morrer; pela boca duma só testemunha não morrerá."
Marcos 14:56: "Porque contra ele muitos depunham falsamente, mas os testemunhos não concordavam."
Enquanto na côrte do Sumo Sacerdote, Ele foi questionado por Anás (João 18:13) e golpeado por um soldado (João 18: 22). Em seguida Jesus foi trazido a Caifás e ao Sinédrio, que procuravam levá-lo à condenação de morte por meio do falso testemunho de muitos. Porém, as testemunhas trazidas contra Ele não concordavam.
Pela lei, ninguém poderia ser levado à morte sem a concordância de duas ou três testemunhas nos seus depoimentos. Embora as testemunhas não concordassem, Ele foi considerado culpado de blasfêmia quando declarou Sua identidade como Filho de Deus. Foi sentenciado à morte e sofreu escarnecimento dos



Resumos Relacionados


- Jesus é Divino

- São Pedro Apóstolo

- Evangelho Do Dia

- A OraÇÃo Sacerdotal De Cristo

- Igreja



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia