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Amor de Perdição
(Camilo Castelo Branco)

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A obra é o homem. Essa máxima da teoria literária é vista com nitidez na obra do português Camilo Castelo Branco. Homem de vivência desregrada, ultra-romântico e obra igualmente ultra-romântica. Impossível analisar o acervo camiliano sem contextualizá-lo ao seu estilo de vida.
Só assim pode ser vista a novela Amor de Perdição que narra a história de um casal de adolescentes e seu romance malfadado. Como o mito de Píramo e Tisbe, Simão Botelho e Teresa de Albuquerque são vizinhos, mas suas famílias se odeiam devido a uma causa de litígio vencida por Domingos Botelho, pai de Simão, em detrimento de Tadeu de Albuquerque, pai de Teresa.
O amor exacerbado e “proibido” dos protagonistas de Amor de Perdição foram fortemente influenciados pela experiência de vida de seu autor. A Teresa de Camilo Castelo Branco foi Ana Plácida, mulher casada que, do mesmo modo que o autor português, foi presa a mando do marido traído. E é na prisão que Camilo em tempo recorde de quinze dias escreve sua mais conceituada obra. Para Camilo Castelo Branco a literatura foi, além do suporte financeiro, seu sustentáculo anímico. Para ele a literatura é uma necessidade urgente de dar vida a sua existência, por isso em Camilo a catarse se dá muito mais via escritor-obra do que obra-leitor. O que não diminui em nada sua literariedade, já que como profundo conhecedor da estrutura da língua portuguesa Camilo tem uma faculdade de expressão magistralmente ágil e culta, domina os recursos da linguagem produzindo textos dinâmicos e de marcante aceitação. Suas tramas, mesmo previsíveis, prendem a atenção do mais monótono leitor.
Como uma boa obra ultra-romântica o desfecho do autor português foi de igual tragicidade. Devido a sua vida boêmia Camilo contrai sífilis deixando-o cego. Sem conseguir enxergar para escrever, suicida-se com um tiro no ouvido direito no dia 1° de junho de 1890.



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