Ler romances ajuda o estudante a aprender?
(Olavo de Carvalho)
O filósofo brasileiro Olavo de Carvalho tem opinião diversa da de autores como Rousseau, Kant e Schoppenhauer, vejamos o que ele pensa a este respeito:
Educação - Kant, Schopenhauer e Rousseau consideravam a leitura de romances, durante a infância e adolescência, prejudicial ao estudante. O que o senhor acha disso?
Carvalho - Penso exatamente o contrário. É bobagem querer ensinar a "realidade" a meninos que ainda não têm a mínima condição de discerni-la da fantasia. É muito mais importante estimular a imaginação, abrir o horizonte do possível, despertar aspirações. E isso a arte e a ficção fazem de maneira exemplar. Leibniz dizia que o menino que visse mais figuras, mesmo que fossem de coisas imaginárias e falsas, acabaria por se tornar o mais inteligente. A amargura, a irritação, o ceticismo doentio e a revolta da juventude são, muitas vezes, o resultado de um empobrecimento prematuro da imaginação, forçado por uma educação que, entre um garoto saudável e um neurótico pedante, prefere este último.
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