Médicos japoneses aprovam diretrizes para aplicação da eutanásia. 
(Jerson Aranha)
  
Médicos japoneses aprovam diretrizes para aplicação da eutanásia.
     
 A Associação Japonesa de Medicina Aguda, composta por cerca de dez mil membros, aprovou as diretrizes para aplicar a eutanásia em pacientes com morte cerebral ou naqueles que morrerão de forma iminente, apesar do tratamento, segundo informações da agência Kyodo.
 O documento é o primeiro aprovado no Japão por uma associação médica para justificar a retirada da respiração artificial em doentes em estado terminal. Algumas universidades e hospitais aprovaram a diretriz com a condição de que a decisão de retirar os respiradores seja tomada por uma equipe médica.
 Todavia, a autorização para a aplicação da eutanásia só será dada pelos médicos se o paciente tiver o apoio da família e se tiver expressado anteriormente, por escrito, seu desejo de interromper o tratamento que o mantém vivo de forma artificial.
 No caso da família não ser capaz de decidir, se a vontade do paciente não foi informada ou se não for possível contatar seus parentes, a decisão dependerá da opinião dos médicos, de acordo com as diretrizes. 
 
  
 
Resumos Relacionados
 
  
- Eutanásia:vilã Ou Heroína
  
  
- EutanÁsia
  
  
- Mega Polêmica - A Holanda Aprovou A Lei Da Eutanásia
  
  
- Itália Autoriza Eutanásia De Mulher Há 16 Anos Em Coma
  
  
- Espiritualidade No Cuidado Com O Paciente
  
 
 
 | 
     |