Construindo a Visão da Empresa
(James C.Collins; Jerry I.Porras)
No artigo os autores James C.Collins e Jerry I.Porras, explicam sobre o conceito de Visão, como as empresas enxergam, compreendem, analisam e definem a Visão de suas empresas. Para os autores é a Visão que indica que princípios básicos devem ser preservados e para qual futuro se deve progredir. A Visão concebida de forma correta compreende dois componentes principais: Ideologia Central e Visualização do Futuro.O que é Ideologia Central? Ideologia central define o caráter permanente de uma organização, uma identidade coerente que transcede ciclos de vida de produtos ou de mercado, revoluções tecnológicas, modismos gerenciais ou lideranças individuais. A contribuição mais duradoura e expressiva daqueles que constroem uma empresa visionária é a Ideologia Central. Criadores de grandes empresas compreenderam que é mais importante saber quem você é do que para onde está indo. A Ideologia central é a cola que mantém unida a organização quando ela cresce, descentraliza-se, diversifica-se e tem expansão internacional. O conceito de Visão incorpora a ideologia central da organização, que, por sua vez compõe-se de duas partes: valores básicos e finalidade básica.Os valores básicos Valores básicos são os preceitos essenciais e permanentes de uma organização. É um conjunto de princípios de orientação perenes, têm valor e importância intrínsecos e são importantes para aqueles que fazem parte da organização. Uma grande empresa decide por si só quais são seus valores básicos, independentemente do ambiente, de necessidades competitivas ou dos modismos gerenciais. Não existem valores básicos universalmente corretos. Para identificar os valores básicos da sua organização, defina os valores que realmente lhe são verdadeiramente importantes. Os valores devem resistir ao teste do tempo e das circunstâncias. Se os valores básicos listados, resistirem às mudanças, as desvantagens ao abraçar um determinado valor e assim mesmo para a empresa ele é importante. As empresas não podem mudar seus valores básicos para reagir a alterações de mercado. Se necessário devem mudar de mercado para permanecer fiéis aos valores básicos.A finalidade básicaA finalidade básica deve refletir a razão da existência da organização, as motivações das pessoas para executar seu trabalho, espelhar as razões mais profundas da existência de uma organização, aquelas que vão além de fazer dinheiro e não pode jamais terminar. À medida que examinamos o assunto, chegamos à conclusão de que um grupo de pessoas se reúne e existe como instituição, para realiza coletivamente algo que não seriam capazes de fazer individualmente. A finalidade não deve ser confundida com metas específicas ou estratégias comerciais. Podemos atingir metas ou concluir estratégias, mas não podemos concretizar uma finalidade. A finalidade em si não muda: inspira mudanças Ao buscar a finalidade as empresas devem utilizar o método eficaz para descobrir a verdadeira finalidade, dos "cinco porquês". Pergunte por cinco vezes "porque isso é importante?", depois de dar alguns motivos, você perceberá que está chegando à finalidade fundamental da sua organização. Os cinco porquês auxiliam as empresas de qualquer setor a estruturar o seu trabalho e maneira mais significativa. Dessa análise pode surgir a seguinte finalidade: melhorar a vida das pessoas aprimorando a qualidade das construções feitas pelo homem. A finalidade básica não deve se enquadrar na categoria " maximizar os rendimentos dos acionistas" e sim ter o principal papel de orientar e inspirar. Conforme Peter Ducker, as empresas precisam compreender claramente sua finalidade para dar significado ao trabalho e, assim, atrair, motivar e reter funcionários de peso.Descubra a ideologia central O papel da ideologia é guiar e não diferenciar. A ideologia central é um processo de descoberta. A ideologia central precisa ter sentido e inspirar somente as pessoas que pertencem à organização. Uma ideologia clara e bem-articulada atrai para a empresa, profissionais com valores pessoais compatíveis com os valores básicos corporativos e afastam os outros. Outro cuidado é não confundir ideologia com declaração de ideologia. Uma empresa pode ter uma ideologia central muito forte sem tê-la declarado formalmente. Não se deve misturar ideologia central com competência essencial. Competência essencial é um conceito estratégico que define a capacitação da empresa – aquilo no que ela é particularmente boa ao passo que a ideologia central abarca os valores abraçados pela empresa e a razão de sua existência. As competências essências devem estar alinhadas com a ideologia central da organização e muitas vezes estão enraizadas nela, mas não são a mesma coisa. Sempre que precisar mudar algo na empresa, lembre-se: se não é básico, pode ser mudado. O que é Visualização do Futuro? Essa visualização ocorre em duas partes: a definição de metas de 10 a 30 anos e a descrição de qual será a realidade se a meta for atingida.Estabelecimento de supermetasA supermeta é uma meta ambiciosa claramente articulada, concentra esforços e catalisa o espírito de equipe. A supermeta leva as pessoas a se envolver, requer pouca ou nenhuma explicação e é apreendida rapidamente. A supermeta pode ser atingida em 10 ou 30 anos. Para estabelecer metas para um futuro distante, é necessário pensar além das capacidades atuais da organização e do ambiente presente. A invenção de uma meta obriga a equipe executiva a construir uma visão, em lugar de formular apenas as estratégias ou táticas. Além das supermetas, a visão do futuro necessita do que chamamos de descrição vivida. Uma descrição envolvente e detalhada do que deve ser atingido com as metas. Paixão, emoção, são partes essenciais da descrição vivida. Pontos-chave da visualizaçãoA Visualização do futuro é um processo criativo.A tarefa é criar o futuro.Visualizar o futuro, de forma efetiva, requer um nível exacerbado de confiança e comprometimento.Ousadia nas metas.O que faz a diferença?As empresas de Visão costumam ter ambições extremamente audaciosas, concretizam suas metas sem líderes genais no leme. Porém, alcançam suas metas por um processo natural de " vamos tentar um monte de coisas e ficar com o que funciona" , sem planos estratégicos bem articulados. A construção de empresas visionárias requer 1% de visão e 99% de adesão. Quando a adesão é perfeita, a visão da empresa é transparente nas suas operações e atividades, sem precisar da leitura de um documento. A adesão talvez seja o trabalho mais importante do executivo. Mas o primeiro passo sempre será moldar a visão dentro de um contexto eficaz para a construção de uma empresa visionária. E se o trabalho for bem feito, passará pelo menos mais uma década sem precisar refazê-lo.
Resumos Relacionados
- A Missão Das Organizações E Seus Quatro Componentes Básicos: Finalidade, Estratégia E Espaço Estraté
- O Processo De CriaÇÃo Da VisÃo
- Componentes Da Gestão Estratégica Em Administração De Empresas
- Estratégia Do Sistema De Informação Do Triângulo
- Escola Do Desenvolvimento Organizacional
|
|