Acolhimento e transformações no processo de trabalho de enfermagem em unidades básicas de saúde.
(Teixeira; Silva Jr. & Mascarenhas ; Franco et al.)
RESUMO
Acolhimento E Transformações No Processo De Trabalho De Enfermagem Em Unidades Básicas De Saúde.
O presente artigo relata as transformações no trabalho da enfermagem com a incorporação do acolhimento no processo de implementação do Projeto Paidéia de Saúde da Família na Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, São Paulo, Brasil, a partir de 2001. Apresenta os dados obtidos por intermédio da realização de observação participante e entrevistas semi-estruturadas na investigação do processo de trabalho de enfermagem por referência ao acolhimento. Baseia suas análises na existência de dois modos diferentes de pensar e operacionalizar o acolhimento: como postura diante dos usuários e suas necessidades e como um dispositivo capaz de reorganizar o processo de trabalho. Além disso, analisa o acolhimento com base nas seguintes questões: organização do processo de trabalho, garantia de acesso, ampliação da demanda, transformações no trabalho de enfermagem, humanização e vínculo.
Entendemos o trabalho em saúde como um modo de trabalhar específico, em que o consumo se dá imediatamente no momento da produção. Sendo assim, temos a construção de um espaço intercessor nos momentos assistenciais da produção de serviços de saúde entre usuários e trabalhadores, em que ambos vêm instituindo necessidades e modos capturados de agir, num jogo de encontro e negociação de necessidades, o que determina uma maior autonomia no agir dos trabalhadores e equipes.
É com base na noção de espaço intercessor como encontro e negociação entre trabalhadores e usuários que situamos o acolhimento, enquanto uma etapa do processo de trabalho e enquanto um modo específico de encontro.
A abordagem do acolhimento como um modo de se relacionar com os usuários define como uma "rede de conversações". no interior dos serviços de saúde , considerando como "uma espécie de mola mestra da lógica tecnoassistencial e, mesmo, como um dispositivo indispensável para o bom desempenho da rede tecnoassistencial de um serviço de saúde.
Os trabalhadores continuamente acolhem novas possíveis demandas e, quando necessário, "convidam o usuário a freqüentar outros espaços, a entreter outras conversas”.
O "acolhimento-diálogo" pode oferecer ao usuário maior possibilidade de trânsito pela rede e ocorre em todos os encontros assistenciais durante a passagem do usuário pelo serviço, porque se trata efetivamente da contínua investigação/elaboração/negociação das necessidades de saúde que podem vir a ser satisfeitas pelo serviço, processo que não deve deixar nunca de acontecer, tendo em vista que as necessidades não são imediatamente transparentes e nem jamais definitivamente definidas.
Desse modo, entendemos que o acolhimento não é necessariamente uma atividade em si, mas conteúdo de toda atividade assistencial, que consiste na busca constante de um reconhecimento cada vez maior das necessidades de saúde dos usuários e das formas possíveis de satisfazê-las, resultando em encaminhamentos, deslocamentos e trânsitos pela rede assistencial.
Esse entendimento denomina-se de acolhimento como postura, que pressupõe uma atitude da equipe de comprometimento em receber, escutar e tratar de forma humanizada os usuários e suas necessidades, por meio de uma relação de mútuo interesse entre trabalhadores e usuários estruturados enquanto "relação de ajuda".
Há ainda uma outra possibilidade de entendimento definindo como a possibilidade de olhar para o processo de produção da relação entre usuário e serviço por intermédio da questão da acessibilidade, das ações de recepção dos usuários no serviço de saúde. Nesse sentido, o acolhimento aparece como uma etapa do processo, "um dispositivo a provocar ruídos sobre os momentos nos quais o serviço constitui seus mecanismos de recepção dos usuários".
Os objetivos do acolhimento seriam, por essa perspectiva: ampliar o acesso dos usuários ao serviço, humanizar o atendimento e funcionar como dispositivo para a reorganização do processo de trabalho.o acolhimento, entendido como reformulador do processo de trabalho, pontua problemas e oferece soluções e respostas pela identificação das demandas dos usuários, rearticulando o serviço em torno delas.
ABSTRACT
Shelter And Transformations In The Process Of Work Of Nursing In Basic Units Of Health
This article describes changes in the nursing work process resulting from implementation of the process referred to as "receptiveness", following introduction of the Paidéia Family Health Program in health care units in Campinas, São Paulo, Brazil, since 2001. Data were collected through participant observation and semi-structured interviews to examine the nursing work process, specifically in relation to "receptiveness". The analysis was based on two possible definitions of "receptiveness": as an attitude towards users and their needs, and as a device for reorganizing the work process. The study also analyzes "receptiveness" in relation to: organization of the work process, guarantee of accessibility, expanded demands on the health service and health team, changes in the nursing work process, humanization, and bonding.
E understand the work in health as a way to work specific, where the consumption if gives immediately at the moment of the production. Being thus, we have the construction of a intercessor space at the assistenciais moments of the production of services of health between users and workers, where both come instituting captured necessities and ways to act, in a game of meeting and negotiation of necessities, what it determines a bigger autonomy in acting of the workers and teams. It is on the basis of the notion of intercessor space as meeting and negotiation between workers and users who we point out the shelter, while a stage of the work process and while a specific way of meeting. The boarding of the shelter as a way of if relating with the users defines as a "net of conversations". in the interior of the health services, considering as "a species of spring master of tecnoassistencial logic e, exactly, as an indispensable device for the good performance of the tecnoassistencial net of a health service. The workers continuously receive new possible demands and, when necessary, "they invite the user to frequent other spaces, to entertain other colloquies". A "shelter-dialogue" can offer to the user biggest possibility of transit for the net and occurs in all the assistenciais meeting during the ticket of the user for the service, because it is effectively about the continuous investigação/elaboração/negociação of the health necessities that can come to be satisfied for the service, process that does not have to never leave to happen, in view of that the necessities immediately transparent and nor are not never definitively defined 6. In this way, we understand that the shelter is not necessarily an activity in itself, but content of all assistencial activity, that consists of the constant search of a recognition each bigger time of the necessities of health of the users and the possible forms to satisfy them, resulting in encaminhamentos, displacements and transits for the assistencial net. This agreement is called of shelter as position, that estimates an attitude of the team of comprometimento in receiving, listening to and to deal with humanizada form the users and its necessities, by means of a relation of mutual interest between structuralized workers and users while "aid relation". It still has one another possibility of agreement defining as the possibility of looking at for the process of production of the relation between user and service for intermediary of the question of the accessibility, the actions of reception of the users in the health service. In this direction, the shelter appears as a stage of the process, "a device to provoke noises on the moments in which the service constitutes its mechanisms of reception of the users". The o
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