BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


BRINQUEDOTECA
(Suely Regina Soares Santos)

Publicidade
BRINQUEDOTECA:
UM ESPAÇO DESORDENADO PARA ORDENAR BRINCANDO
SUELY REGINA SOARES SANTOS

A Brinquedoteca é um espaço que visa estimular crianças a brincarem livremente, pondo em prática sua própria criatividade e aprendendo a valorizar as atividades lúdicas.
O mundo dos brinquedos é a primeira idéia que surge para quem entra na Brinquedoteca. Nas Brinquedotecas existem brinquedos variados, novos, usados, brinquedos de madeira, plástico, metal, pano, aquele da propaganda, um que nossos pais brincavam, ou aquele tão desejado. Brinquedos que vão realizar sonhos, fantasias ou simplesmente estimular a criança a brincar livremente. Quando uma criança entra na Brinquedoteca, deve ser tocada pela expressividade da decoração, pela alegria e a magia do espaço.


Segundo RODARI (1982), por meio das Brinquedotecas avaliamos nas crianças o seu desenvolvimento, através do acompanhamento, da observação diária, no que se refere a socialização, a iniciativa, a linguagem, ao desenvolvimento motriz e buscamos através das atividades lúdicas o desenvolvimento das suas potencialidades.

SANTOS (1997), relata que uma Brinquedoteca não significa apenas uma sala com brinquedos, mais em primeiro lugar, uma mudança de postura frente à educação. É mudar nossos padrões de conduta em relação à criança; é abandonar métodos e técnicas tradicionais; é buscar o novo, não pelo modernismo, mas pela convicção do que este novo representa; é acreditar no lúdico como estratégia do desenvolvimento infantil.

A Brinquedoteca tem como proposta o brinquedo, o objeto, sua necessidade é de ampliar e preservar as possibilidades de vivência do lúdico. É um espaço alegre, colorido, diferente, onde crianças soltam a sua imaginação, sem medo de serem punidas e cobradas.

A Brinquedoteca pode ter várias funções:

pedagógica, social e comunitária.

· Oferecer possibilidade de bons brinquedos e ao mesmo tempo, brinquedos de qualidade é a função pedagógica.

· Possibilitar que todas as crianças possam fazer uso de brinquedos, é a função social.

· Favorecer crianças que jogam em grupos, a aprenderem a respeitar as pessoas, a colaborarem com elas, a receberem ajuda, a tentar compreendê-las, é a função comunitária.

Sendo um ambiente para estimular a criatividade, deve ser preparado de forma criativa, com espaços que incentivem a brincadeira de “faz de conta”, a construção de brinquedos e a socialização.

O que não podemos esquecer é que qualquer que seja o tipo de Brinquedoteca, o acervo de brinquedos, as brincadeiras, vão proporcionar a criança, momentos criativos, alegres, com muito prazer e aprendizado.

REFERÊNCIAS
BROUGÉRE, Gilles.– Brinquedo e cultura, São Paulo- SP; Cortez. 1995
RODARI, Granni., Gramática da Fantasia. São Paulo -SP; Sumus, 1982
SANTOS, Santa Marli Pires dos. Brinquedoteca- O lúdico em diferentes contextos, Petrópolis-RJ; Vozes, 1997


SUELY REGINA SOARES SANTOS - Especialista em Qualidade de Vida.



Resumos Relacionados


- A Importância De Brincar

- Fundamentos E Metodologias Do Cuidar E Brincar

- Desenvolvimento Das Crianças Com Brinquedos Educativos

- Brincar é Coisa Séria

- Brinquedos Educativos, Como Eles Ajudam No Desenvolvimento Da Criança



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia