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O Monge e o Executivo
(James Hunter)

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O Monge e o Executivo – James C. Hunter (1998) 16/02/2007 Primeira Parte Essência da Liderança Definições: Podemos sempre aprender um com os outros, pois ninguém (a não ser Deus) tem todas as respostas. Ouvir é uma das habilidades mais importantes que um líder tem que desenvolver. Ser líder é uma responsabilidade muito grande. A pessoa se compromete a ser pai, mãe, esposo, esposa, chefe, treinador, professor. O líder tem que cuidar para não desempenhar este papel de forma displicente e nem petulante. Sempre que duas ou mais pessoas se reúnem com um propósito, há uma oportunidade de se exercer a liderança. O líder deve tomar decisões pessoais sobre a aplicação dos princípios da liderança em sua vida. A verdadeira liderança é exercer influência sobre os outros e exige uma enorme doação pessoal. Liderança: habilidade de influenciar pessoas a trabalharem com entusiasmo, visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum. Habilidade: capacidade adquirida. Se liderar é influenciar, como desenvolver essa influência? Como levar as pessoas a fazer o que desejamos? Como receber suas idéias, confiança, criatividade e excelência (dons voluntários)? Diferença entre Poder e autoridade Poder: faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não fazer (ou seja: mandar). Autoridade: habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade (voluntariamente) o que você quer, por causa de sua influência pessoal (ou seja: pedir). O poder pode ser vendido e comprado, dado e tomado. A autoridade não pode ser comprada nem vendida, nem dada ou tomada. Ela diz respeito a quem você é como pessoa, a seu caráter e à sua influência. O poder corrói os relacionamentos. Obtém-se algum proveito do poder e até realiza-se coisas; com o passar do tempo ele se torna danoso para os relacionamentos (rebelião: reação ao poder dominante por muito tempo). As pessoas só são voluntárias em uma organização que satisfaça as suas necessidades (motivação). O poder deve ser exercido para colocar limites, estabelecer regras, desde que se faça uma reflexão sobre as razões que obrigaram a recorrer a ele (quando a autoridade é quebrada ou quando não existe autoridade, o que é pior). Qualidades de caráter de um líder: honestidade, confiabilidade, bom exemplo, cuidado, compromisso, bom ouvinte, capacidade de conquistar a confiança das pessoas e tratá-las com respeito, encorajamento, atitude positiva e entusiástica, gostar das pessoas, compreensão (comportamentos – traços característicos). Liderar é conseguir que as coisas sejam feitas através das pessoas (tarefa e relacionamento); é executar as tarefas enquanto se constroem os relacionamentos. Tudo na vida gira em torno dos relacionamentos: sem pessoas não há negócios. Os líderes verdadeiramente grandes têm capacidade de construir relacionamentos saudáveis. Relacionamentos saudáveis entre os responsáveis pela organização: diretores, clientes, empregados, donos, fornecedores. Regra número um dos negócios: se não correspondermos às necessidades de nossos clientes (internos e externos), alguém o fará (concorrência). Agitações, transferências, greves, baixo moral, baixa confiança e baixo compromisso são sintomas de um problema de relacionamento. As necessidades não estão sendo satisfeitas. O dinheiro é importante, mas o tratamento digno e respeitoso, a capacidade de contribuir para o sucesso e o sentimento de participação sempre estará acima do dinheiro. A confiança é o ingrediente mais importante num relacionamento bem sucedido.



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