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ESTRATÉGIA DE EMPRESAS - Desenvolvendo Cenários
(LOBATO; David Menezes (Coord.) et al. Estratégia de empresas. 1ª ed. Rio de Janeiro: p. 53-7. (Gestã)

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Desenvolvendo cenários A importância dos cenários está relacionada ao fato de que a sua elaboração permite aos estrategistas agirem com base em futuros prováveis e não conhecidos. É, basicamente, uma ferramenta para discussão de idéias, que estimula a criação de um sistema estruturado para monitorar tendências e eventos importantes. Os cenários ajudam a identificar o ponto futuro onde decisões relevantes terão que ser tomadas. Neste sentido, o processo de construção de cenários passa por etapas que podem ser organizadas da seguinte forma... 1. Definição dos propósitos dos cenários e organização da equipe de desenvolvimento. 2. Levantamento de dados para a montagem dos cenários. 3. Listagem dos fatores relevantes. 4. Seleção dos fatores mais influentes. 5. Escolha dos assuntos específicos a serem abordados. 6. Agrupamento dos fatores de acordo com as inter-relações e assuntos escolhidos. 7. Definição da situação atual em termos dos fatores escolhidos. 8. Desenvolvimento do cenário mais provável. 9. Alteração dos fatores básicos para gerar cenários alternativos. 10. Preparação dos cenários alternativos. 11. Verificação da consistência, transparência e amplitude dos cenários. 12. Modificação dos cenários caso detecte falhas e preparar versão final. Considerando-se os grandes temas mapeados no ambiente geral, leia as questões abaixo, respondendo às perguntas sobre tendências, oportunidades e ameaças relacionadas a cada cenário, com um horizonte, por exemplo, de cinco anos. (A) Cenários - relações capital / trabalho;Quais são as tendências do sindicalismo no país? Quais são as tendências relativas às formas de participação do trabalhador na gestão e nos destinos das organizações no país? Quais serão as expectativas do trabalhador com relação à remuneração? Quais serão as novas demandas relativas a recrutamento e seleção? Quais serão as novas demandas relativas a desenvolvimento organizacional / treinamento? E as que dizem respeito ao relacionamento empregador-empregado? Quais são as principais competências requeridas do trabalhador do século XXI? (B) Cenários – economia.Quais serão as tendências relativas à expansão do PIB e o crescimento da economia nos próximos anos? E com relação à inflação e à recessão no país?Quais serão as tendências com relação à política de crédito e de juros? Quais serão as tendências relativas à internacionalização da economia? Quais serão as tendências com relação à taxa de câmbio, exportação e importação e quanto isso poderá afetar as organizações e os consumidores? Qual será o perfil da política do Governo em termos do gasto público? E com relação ao desemprego no país? Que mudanças significativas poderão ocorrer na economia mundial? (C) Cenários – consumidores, mercados e produtos Qual será o ambiente competitivo que as organizações irão encontrar? Quais serão os modelos de negócios apropriados nesse novo ambiente competitivo? Quais serão as expectativas e comportamentos dos consumidores em relação aos produtos / serviços e quanto isso afetará os negócios em geral? Como serão os relacionamentos com os consumidores? Deverão ser impactados pelos avanços da tecnologia? E o comportamento do consumidor? Quais serão as tendências dominantes em termos de desenvolvimento de novos produtos e serviços? Quais serão as tendências relativas ao direito do consumidor? (D) Cenários - sociedade e política. Quais serão as tendências relativas à intervenção do Estado na economia e quanto isso afetará as organizações no Brasil?O que o futuro indica com relação à privatização no país e quanto isto poderá impactar as organizações? Como a sociedade poderá ser afetada pelo desencadear deste processo?O que o Poder Executivo, o Poder Judiciário e o Poder Legislativo estarão realizando para gerar um ambiente de negócios cada vez mais propício à prosperidade no país? Quais serão as expectativas da sociedade e do governo sobre a atuação das organizações pertencentes à Administração Direta? E à Administração Indireta? Quais serão as tendências relativas à organização do terceiro setor e quanto isso poderá afetar as organizações? Quais serão as tendências relativas à proteção do meio-ambiente e da população em geral? (E) Cenários – tecnologia? Como as mudanças que estão ocorrendo no campo da tecnologia da informação deverão impactar os modelos de negócio? Que mudanças deverão ocorrer no campo das telecomunicações? Como os relacionamentos com os consumidores e fornecedores deverão ser impactados pelos avanços da tecnologia? Que mudanças deverão ocorrer no campo da biotecnologia? Que transformações ocorrerão na organização dos processos de trabalho? O passo seguinte é a identificação das Oportunidades e Ameaças que estão contidas em cada tendência. Mas, como definir as Oportunidades e Ameaças? As Oportunidades são as situações ou acontecimentos externos à organização, que podem contribuir positivamente para o exercício da sua Missão e o alcance de sua Visão. Como você vê, pode-se utilizar a técnica de cenários não como realização de prognósticos, mas como uma ferramenta que auxilia a aumentar a compreensão das conseqüências de potenciais eventos no ambiente de negócios. No estudo de cenários, não se busca acertar o que vai acontecer no futuro, mas sim entender qual é o caminho que está se tomando.



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