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Fairey Firefly
(E.R. Hickel)

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Caça/reconhecimento biposto embarcado Firefly de 1943. Aeronave monoplano de asa baixa, menor que seu antecessor Fairey Fulmar, e equipado com motor mais potente. O desenho era deliberadamente convencional pois era necessário disponibilizar rapidamente a aeronave em serviço. Os primeiros Firefly tinham um grande radiador sob o nariz, porém nos modelos posteriores este estava alojado atrás e as tomadas de ar no bordo de ataque das asas. O conceito de caça biposto não era bem adequado para as batalhas aéreas, porém o Firefly era uma aeronave versátil, utilizada também em missões de reconhecimento. Atuou tanto na Segunda Grande Guerra como também na Guerra da Coréia. O último dos 1.702 Firefly construídos foi entregue em 1956. O Firefly encerrou sua carreira como alvo teleguiado. O modelo Mk.I tinha um motor Rolls-Royce Griffon IIB com 2.250HP de potência. A envergadura era de 12,55m e o comprimento de 8,51m. Suportava peso máximo de decolagem de 7.300Kg; atingia a velocidade máxima de 621Km/h, com alcance de 2.100Km e teto de 8.650m. A aeronave estava armada com quatro canhões de 20mm e podia carregar até 907Kg de explosivos.



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