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Hawker Fury
(E.R. Hickel)

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Caça-bombardeiro monoposto Fury de 1944. O desenho do Fury/Seafury foi inspirado em dados colhidos de um FW 190 capturado em junho de 1942, cujo recurso mais instigante era a solução para refrigeração do motor radial em capô fechado. Os ingleses há muito já tinham abandonado esta linha de desenvolvimento e concentrado esforços nos motores em linha. Com este problema solucionado (copiado), a perspectiva de se ter uma aeronave leve, equipada com motores radiais de alta potência tornou-se realidade. Os protótipos voaram com motores Centaurus, Griffon e Sabre e após alguns testes o motor Centaurus foi escolhido. Boulton Paul ficou responsável pelo desenho do Seafury. O fim das hostilidades e a era do jato levou a RAF a cancelar todas as encomendas do Fury, sendo 65 aparelhos construídos para o Egito, Paquistão e Iraque. Os Fury paquistaneses permaneceram em serviço até 1973, engajados em operações de combate contra a Índia. O modelo Mk.I tinha um motor Bristol Centaururs XII com 2.300HP de potência. A envergadura era de 11,69m e o comprimento de 10,56m. Suportava peso máximo de decolagem de 5.500Kg; atingia a velocidade máxima de 740Km/h, com alcance de 1.220Km e teto de 11.000m. A aeronave estava armada com quatro canhões de 20mm e podia carregar até 900Kg de explosivos.



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