Hawker Hurricane
(E.R. Hickel)
Caça monoposto, mais tarde caça-bombardeiro, antitanque e caça naval, Hurricane Mk I a XII. Até fins de 1941, a classe Hurricane era, de longe, a mais numerosa dos caças de combate da RAF e suportou todo o peso dos combates iniciais contra a Luftwaffe sobre a França e a Grã- Bretanha. Projetado por Camm como um monoplano Fury e com motor Goshawk, foi modificado, na prancheta, para ter o mais potente PV-12 (Merlin), trem de pouso retrátil e, mais tarde, não apenas quatro metralhadoras, mas o total, sem precedentes, de oito. O Ministro da Aeronáutica emitiu a especificação F-36/34, baseado nesse projeto e, após os testes, encomendou o então fantástico total de 600 aparelhos, em junho de 1936. Em setembro de 1939, os 497 entregues equiparam 18 esquadrilhas e, em 7 de agosto de 1940, nada menos de 2.309 haviam sido entregues a 32 esquadrilhas. Em 1940, a produção da Gloster era de 130 por mês. Nessa época, o Hurricane I estava em serviço, com novas asas de revestimento metálico, ao invés das de tela e da hélice tripá, de passo variável (mais tarde passo constante), em lugar da bipá, de madeira, Watts. Nos agitados dias de 1940, o Hurricane revelou ser um bombardeiro ideal, com pontaria certeira e devastador poder de fogo; ao efetuar curvas, seu raio era melhor que o de qualquer outro caça monoplano, porém o desempenho total do Bf 109 E era consideravelmente melhor. O Mk II, mais potente, teve o motor Merlin II, de 1.030 HP, substituído pelo Merlin XX, de 1.280 HP, e apresentou novo armamento e tanques descartáveis. No noroeste europeu, ele tornou-se aparelho de ataque ao solo e, no norte da África, um antitanque, com canhões de 40 mm. Quando operava a partir de catapultas colocadas em navios mercantes ou decolava de porta-aviões, ele tomou parte em incontáveis ações de defesa da frota. Foi o caça mais notável durante o comboio de Malta, em agosto de 1942, quando 70 Sea Hurricane enfrentaram mais de 600 atacantes do Eixo, destruindo 39 e perdendo sete aparelhos. O Hurricane foi sendo transferido para o Extremo Oriente, para a África e para outras frentes, sempre em maior número, sendo 2.952 enviados à União Soviética, alguns deles recebendo esquis. Os Hurricaine foram usados em muitas experiências, com armamentos e novas técnicas de vôo (um deles foi um biplano com a asa superior descartável). A produção total atingiu 12.780 unidades na Grã-Bretanha e 1.451 no Canadá. O modelo Mk.IIB tinha um motor Rolls-Royce Merlin XX com 1.280HP de potência. A envergadura era de 12,20m e o comprimento de 9,76m. Suportava peso máximo de decolagem de 3.540Kg; atingia a velocidade máxima de 534Km/h, com alcance de 1.550Km e teto de 10.900m. A aeronave estava armada com oito metralhadoras de 7,69mm (calibre .30).
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