Avro Manchester
(E.R. Hickel)
Bombardeiro pesado 679 Manchester para sete tripulantes. O Avro Manchester
teve uma carreira em serviço muito curta, de novembro de 1940 a junho
de 1942, principalmente devido aos problemas de confiabilidade e perda de
potência dos motores Rolls-Royce Vulture. A aeronave em si até
que não era ruim e podia manter a altitude com um só motor.
Houve até um caso de um aparelho que regressou de Berlin à
sua base na Inglaterra, após ter um dos motores posto fora de ação
por uma granada anti-aérea. O armamento defensivo consistia de duas
metralhadoras calibre .30 no nariz, duas na torreta dorsal e quatro na torreta
de cauda. Apesar de mal-sucedido com os motores, o desenho do Avro Manchester
era suficientemente promissor para ensejar futuras modificações.
Assim, no final de 1940, a substituição dos dois motores Vulture
do Manchester por quatro Rolls Royce Merlin (no Canadá, Packard Merlin),
mais confiável e testado nos caças Hurricane e Spitfire, fez
surgir o legendário Avro Lancaster. Apenas 43 Manchester foram produzidos. O modelo Mk.I tinha dois motores Rolls-Royce Vulture II com 1.760HP de potência cada. A envergadura era de 27,43m e o comprimento de 21,35m. Suportava peso máximo de decolagem de 25.400Kg; atingia a velocidade máxima de 420Km/h, com alcance de 2.600Km e teto de 5.950m. A aeronave estava armada com oito metralhadoras de 7,69mm (calibre .30) e podia carregar até 1.820Kg de explosivos.
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