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Gloster Meteor
(E.R. Hickel)

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Caça a jato monoposto G-41 Meteor de 1944. Projetado para a especificação F-9/40 por George Carter, o Gloster G-41 deveria ter sido denominado Thunderbolt, porém esse nome já havia sido dado ao P-47 norte-americano e assim o bijato da Gloster tornou-se o Meteor. Primeiro projeto de caça a jato aliado, era surpreendentemente grande, com generosa área alar. Embora isto tenha resultado num fraco desempenho nos primeiros aparelhos (mesmo possuindo dois motores), a longo prazo provou ser benéfico. Com o desenvolvimento da nova turbina Rolls-Royce, o Meteor transformou-se num aparelho de múltiplo uso, com destacada velocidade, aceleração e ascensão e, graças às suas amplas proporções, pôde ser empregado em outras tarefas mais desafiantes como treinamento com duplo comando, reconhecimento de longo alcance e caça noturno biposto. O projeto inicial foi modificado alterando-se os ailerons, asas e roda da bequilha. O turbo-jato Welland, com 771 Kg de empuxo, foi escolhido para o primeiro lote de 16 Meteor I, que entrou em serviço em 12 de julho de 1944, na 616ª esquadrilha. Isso aconteceu oito dias antes que os nove primeiros Me 262 da KG51 entrassem em serviço. A primeira tarefa dos novos jatos foi perseguir as bombas voadoras. A primeira versão de produção, de maior importância, foi o F-III, com turbo-jato Derwent I, com 907 Kg de empuxo, tanques extras, capota corrediça e, nos 15 finais, nacelas alongadas. O Mk 4 foi equipado com o Derwent 5, reprojetado, com 1.587 Kg de empuxo, maiores nacelas e asas, cujas pontas eram recortadas para melhorar a velocidade e capacidade de tunneau. Em 1945, um Mk 4 estabeleceu um novo recorde mundial de velocidade com 975 Km/h, elevando-o para 991 Km/h no ano seguinte. Existiram diversas versões de pós-guerra. O modelo F.1 tinha duas turbinas Rolls-Royce Welland 2B/23 com 770Kg de empuxo. A envergadura era de 13,10m e o comprimento de 12,60m. Suportava peso máximo de decolagem de6.260Kg; atingia a velocidade máxima de 620Km/h, com alcance de 1.200Km e teto de 12.200m. A aeronave estava armada com quatro canhões de 20mm.



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