DeHavilland Mosquito
(E.R. Hickel)
Caça-bombardeiro ligeiro biposto Mosquito
(também aeronave multi-função). A De Havilland Aircraft
Co. planejou o Mosquito em outubro de 1938 para ser bombardeiro diurno,
desarmado, de alta velocidade, com a vantagem adicional de ser de madeira,
a fim de diminuir a pressão britânica sobre os fornecedores de matérias-primas.
O Ministério da Aeronáutica não demonstrou interesse, sugerindo que a
fábrica Hatfield se limitasse a fabricar asas para os bombardeiros pesados
já existentes. Em 1940, com extrema relutância, foi permitido à firma
prosseguir, sendo a única função do aparelho, desarmado, a de reconhecimento.
O primeiro protótipo, construído secretamente em Salisbury Hall, voou,
pintado de amarelo, em novembro de 1940. A partir dele foram construídos
7.781 aviões, na Grã-Bretanha, Canadá e Austrália, dos seguintes tipos:
PR-I - Aparelho de fotorreconhecimento desarmado, com envergadura aumentada
de 15,99 m para 16,51 m, mas conservando as nacelas dos motores curtas.
F-II - Caça noturno, com piloto e observador sentados lado a lado, pára-brisa
plano à prova de balas, nacelas alongadas (iguais às dos aviões subseqüentes,
com os flaps divididos em segmentos internos e externos) e armado com
quatro canhões Hispano de 20 mm, com 300 salvas cada um sob o assoalho,
e quatro metralhadoras Browning de 0,303 pol. no nariz, com 2.000 salvas
cada uma. Primeiro vôo em 15 de maio de 1941, equipado, posteriormente,
com radar AI Mk IV ou V ou holofote Turbinlight.
T-III - Treinamento com controle duplo, primeiro vôo em janeiro de 1942;
produzido principalmente após a guerra (última entrega em 1949).
B-IV -Bombardeiro desarmado com quatro bombas internas de 227 Kg; primeira
entrega para a 105.ª esquadrilha, em Swanton Morley, em novembro de 1941,
efetuando sua primeira missão operacional (sobre Colônia, na manhã seguinte
ao primeiro ataque noturno com 1.000 aviões) em 31 de maio de 1942. Mais
tarde alguns foram equipados com um compartimento maior para bomba de
1.814 Kg.
FB-VI - Caça-bombardeiro e incursor diurno e noturno; mesmas armas que
o F-II, mas com duas bombas de 113 Kg no compartimento de ré e mais duas
(mais tarde de 226 Kg) sob as asas ou, alternativamente, tanques descartáveis
de 227 ou 454 litros, minas, cargas de profundidade ou oito foguetes de
27 Kg. Alguns com radar AI. Produção total de 2.584, maior que qualquer
outra variante.
B-VII - Mk IV construído no Canadá e usado só na América do Norte.
PR-VIII - B-IV convertido em avião de reconhecimento com motor Merlin
61 de alta compressão.
Mk IX - Importante aperfeiçoamento nas versões de bombardeiro (B-IX) e
de reconhecimento (PR-IX); motores de dois estágios de alta compressão,
grande compartimento para bomba de 1.814 Kg, ou combustível extra, peso
bastante aumentado, hélices com lâminas tipo pá e novas aparelhagens eletrônicas.
NF-XII - Conversão do F-II, equipado com novo nariz "dedal", contendo
o radar centimétrico AI Mk VIII, em lugar das metralhadoras Browning.
NF-XIII - Similar ao Mk XII, mas construído com o novo nariz "dedal" ou
"de boi" e mesma asa do Mk VI para levar tanques descartáveis e outros
apetrechos; voou em agosto de 1943.
NF-XV - Caça para grandes altitudes com asas alongadas para 17,98 m, carlinga
pressurizada, estrutura mais leve. Radar AI Mk VIII, no nariz, e um pacote
ventral com quatro Browning de 0,303 pol., para combater os incursores
Ju 86P.
Mk-XVI - Aperfeiçoamento ainda maior com os Merlin de dois estágios, grande
compartimento para bombas e carlinga pressurizada. O PR-XVI voou em julho
de 1943; o B-XVI em janeiro de 1944, mais de 1.200, posteriores, usados
para bombardeios de saturação em grandes altitudes, com bombas de 1.814
Kg.
NF-XVII - Caça noturno com novo radar AI Mk X ou SCR-720 (alguns também
com perscrutador de ré); quatro canhões de 20 mm com 500 salvas cada um.
FB-XVIII - Dubbed Tse-Tse Fly. Este caça, para múltiplos usos, do comando
costeiro, possuía motores de alta compressão e levava um canhão Molin,
de 57 mm, com 25 salvas, mais quatro Browning, bem como oito foguetes
de 27 Kg ou bombas.
NF-XIX - Mk XIII desenvolvido com radar AI VIII ou X ou SCR-720, no grande
nariz universal e Merlin 25 de baixa compressão.
B-XX - B-IV construído no Canadá (chamado F-8 pela USAAF). FB-21 a T-29
- Marcas canadenses com motores Packard V-1650 (Merlin), nem todos foram
construídos.
NF-30 - Caça noturno baseado no Mk XIX, com motores de dois estágios,
hélices tipo pá, radar AI Mk X e vários sensores, aparelhos eletrônicos
para interferência e engodo.
PR-32 - Versão para reconhecimento, com envergadura ampliada e motor Merlin
113/114.
Mk 33 - Primeira versão Sea Mosquito da marinha, com asas dobráveis eletricamente,
amortecedores oleopneumáticos (em lugar dos de borracha), motores de baixa
compressão impulsionando hélices quadripás, gancho para pouso, quatro
canhões de 20 mm, torpedo (ou diversas cargas de bombas e foguetes), radar
ASH norte-americano, e foguete jato para decolagem.
PR-34 - Versão de reconhecimento estratégico, com motores 113/114, bojo
aumentado para conter 5768 litros de combustível (tanques descartáveis
de 509 litros) e cabina pressurizada.
B-35 - Versão equivalente de bombardeiro, com derivados para reconhecimento
e rebocador de alvos.
NF-36 - Caça de pós-guerra com motores 113/114 e radar AI Mk X.
TF-37 - Caça-torpedeiro naval; basicamente um Mk 33, com radar AI/ASV
Mk XIII.
NF-38 - Caça final, na maioria para exportação; radar AI Mk IX e carlinga
na frente.
TT-39 - Totalmente reconstruído pela General Aircraft para ser especialista
no reboque de alvos.
FB-40 - Mk VI construído na Austrália, tendo os PR-40 como base para a
conversão. PR-41- Construído na Austrália e derivado do PR-IX e do Mk 4o.
T-43 - Para treinamento, australiano,
todos com motores Packard.O modelo Mk.FB.VI tinha dois motores Rolls-Royce Merlin 72/73 com 1.710HP de potência cada. A envergadura era de 16,52m e o comprimento de 12,65m. Suportava peso máximo de decolagem de 10.500Kg; atingia a velocidade máxima de 662Km/h, com alcance de 743Km e teto de 12.200m. A aeronave estava armada com quatro metralhadoras de 7,69mm (calibre .30) ou quatro canhões canhões de 20mm e podia carregar até 1.800Kg de explosivos
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