A Problemática dos Geossintéticos no Brasil.
(Marcelo Ferreira dos Santos)
A Problemática dos Geossintéticos no Brasil.
Qual será o futuro da comercialização dos Geossinteticos em nosso país? As vendas de geossintéticos vem aumentando continuamente, nos últimos anos, no mundo inteiro. Tal crescimento tem sido evidenciado também no Brasil, embora em velocidade menor quando comparados à paises do primeiro mundo. Qual a problemática da comercialização destes produtos no Brasil ? Embora o seu preço venha se tornando competitivo em relação à produtos naturais tais como areia, brita, cascalho, saibro, etc., ainda assim se observa uma grande resistência dos construtores tradicionais em se utilizar tal produto. Estes engenheiros ainda preferem usar materiais naturais aos sintéticos, em obras geotécnicas e de construção. Suas alegações são quase sempre a falta de confiabilidade nos geossintéticos além da abundância e facilidade de ainda se encontrar grandes jazidas de areias, rochas e solos utilizados nas obras de engenharia. Tal fato está agregado à pouca agressividade da política de marketing aplicada para estes materiais sintéticos. É preciso quebrar a resistência destes construtores tradicionais em se utilizar sintéticos para obras de engenharia. Para isso, é necessário uma propaganda mais intensa e convincente que utilizar estes materiais em lugar de areia, brita, cascalho, em obras geotécnicas é mais seguro, prático e eficiente, devido à sua facilidade de instalação, além das garantias de qualidade oferecidas pelos fabricantes, à uma boa relação custo x beneficio no valor final da obra. Tornar o geossintético em um produto popular e de grande aceitação é um desafio para os setores de marketing que fabricam e comercializam tal material. Aumentar as vendas com o crescimento dos pontos de comercialização (lojas de materiais de construção, lojas de atacado, lojas de utilidades do lar, etc), descentralizando as vendas das empresas de representação e de engenharia é uma tendência possível de ser realizada, para a própria sobrevivência deste mercado em paises de abundância de materiais naturais, como é o caso do Brasil.
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