BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


O Tarot e as cartas da realeza (3)
(Lucie Wands)

Publicidade
C.G. Jung é o homem de nossa era responsável por uma vez mais trazer os arquétipos à atenção do público. Ele dedicou toda uma vida à exploração deles, e escreveu volumes sobre eles. Sobre os arquétipos, Jung escreveu:
Os conteúdos do inconsciente coletivo são conhecidos como arqué­tipos (...) essa parte do inconsciente não é individual mas universal; em contraste com a psique pessoal, ela possui conteúdos e modelos de comportamento que são mais ou menos iguais em todos os lugares e em todos os indivíduos... O arquétipo é essencialmente um conteúdo inconsciente que é alterado ao tornar-se consciente e ao ser percebido, e assume sua cor a partir da consciéncia individual na qual por acaso aparece5.
A definição de Jung é oportuna para o Tarô por várias razões, não apenas porque descreve como os Arcanos Maiores se


4. Manly P. Hall, The Secret Teachings of All Ages, p.xxxix. Citação retirada da "The Vision"; alguns estudiosos acreditam que ela foi escrita por Hermes.
5. C.G.Jung, The Archetypes eã the Collective Unconscious,p.3, 5.

vinculam aos Menores, mas como os arquétipos são, acima de tudo, universais no conteúdo (os Maiores) e, depois, se tornam pessoais ao serem percebidos pelo indivíduo (os Menores). É também, como uma pessoa mais holística pode imediatamente notar, uma forma quase clínica de dizer que todos nós criamos as próprias realidades por aquilo (arquétipo) de qual estamos mais conscientes.
No entanto, a definição de Jung, precisa como é, pode ainda deixar alguns de nós um pouco confusos. Ainda que entendamos as definições de Hermes e Jung dos arquétipos, eles não nos expli­cam como aplicá-los na vida cotidiana. Portanto, passemos ao Webster''s Ninth New Collegiate Dictionary,onde encontramos o arquétipo definido como: "padrão ou modelo original do qual todas as coisas do mesmo tipo são representações ou cópias.."6
Logo, se por alguns momentos, pensamos sobre essas três definições diferentes de arquétipos, é possível que cheguemos a uma definição consolidada que pode ser algo como:

O Arquétipo original foi um pensamento na Mente de Deus — mas­culino e feminino. A Mente Suprema se apaixonou pelo próprio pensamento e criou a vida à sua Imagem pelo atrito de Sua Palavra, ou pelo movimento de Seu som. Isso fez com que o Universo fosse dividido em camadas ordenadas, e em virtude da criação estar den­tro da Mente de Deus, tudo é um modelo ou uma cópia do padrão original, que é Deus.

Ou talvez algo com efeito semelhante. Se parece haver alguma confusão quanto a se a criação é modelada a partir de Deus ou a partir de Seu pensamento, provavelmente é devido ao fato de que os estudiosos esotéricos sempre sustentaram que o pensamento é, Deus é, que pensamento e Deus e Mente e Criação são sinônimos. Somos o que pensamos. E o que pensamos, somos. Da mesma forma, também somos o que falamos.
Esse mesmo conceito — da vida sendo moldada segundo o Arquétipo original — foi formulado de várias outras maneiras.


6. Webster''s Ninth New Collegiate Dictionary, s.v. "arquétipo".

"Como acima, embaixo" "O que vai, volta" "Colhemos o que plantamos:'' "Os iguais se atraem" "O que você faz aos outros será feito com você." "Olho por olho, dente por dente:'' "Para toda ação há uma reação igual e no sentido contrário"
Hunbatz Men, em seu livro Segredos da ciência/religião maia, salienta que a Bíblia diz que Deus nos criou à sua imagem e semelhança, e sugere uma analogia com a idéia de que Deus é energia, e que somos um reflexo daquela energia cósmica inteligente, da consciência cósmica. Nos maias o corpo é chamado de wuinclil,que significa "ser vibração."7 Talvez isso esclareça novamente a natureza da imagem de Deus criada pela palavra e à sua semelhança, ou som: pois som é movimou partículas de ondas de luz em movimento. Na derivação, wuinclil soa de forma suspeita como wunjo,uma pedra rúnica de alegria e luz; como unihipili,o eu inferior na ciência e religião de Huna que significa vitalidade, energia, corpo, emoção e movimento; e como Mundo,o 21° Arcano no Tarô, que significa som, alegria, luz, vida e dança, todos afins com a vibração, energia, luz e som.
A partir de Hermes, Jung, Webster e Meu, começamos a perceber que os arquétipos são difíceis de definir porque são tudo — com a complexidade adicional de que "tudo", ou "qualquer coisa", é sempre definido pelo olhar de um indivíduo. Talvez essa seja a razão por que a palavra em si, arquétipo,se analisada do ponto de vista etimológico, também acaba significando tudo que é perce­bido pelos olhos do contemplador, pois a definição de arco é "algo com ângulos" e a definição de tipo é "uma espécie", portanto um arquétipo é "uma espécie de ângulo". Hermes descreveu como todos possuem seu ângulo pessoal a respeito de tudo dizendo que o Arquétipo passa através das camadas, e Jung afirmou que o arquétipo é tanto coletivo quanto individual. Poderia parecer que os ângulos, ou arquétipos, são tudo, mas, ao mesmo tempo, é a forma que individualmente vemos qualquer coisa que define sua realidade pessoal para nós, ou o ângulo do qual pessoalmente percebemos essa coisa. É por essa razão que Jung diz: "o arquétipo (...) é alterado ao tornar-se consciente e ao ser percebido, e obtém


sua cor a partir da consciência individual na qual por acaso apa­rece."



Resumos Relacionados


- Tarot: Arcanos Maiores E Menores

- Arquétipo

- Mudando Seu Destino Em Sua Vida - Espiritual E Financeiro E Saude

- Mãe Pátrio Poder

- Jesus



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia