CARDANO, JOGADOR DE XADREZ
(Salomão Rovedo)
O médico, matemático, astrólogo e filósofo italiano Gerolamo Cardano (1501-1576), era filho de pais solteiros. Por isso foi enjeitado, antes mesmo de nascer: o seu pai pensou em provocar aborto, mas não o fez porque era crime que levava o condenando à pena morte. O pai de Gerolamo era um intelectual que se dedicava à medicina, a advocacia, a matemática e às ciências ocultas. Instigado pelo pai, o filho também se formou em medicina após estudar em Pavia e Padua. Ganhou fama e dinheiro como médico, o que abriu novos caminhos e o levou, depois, a aceitar o convite para lecionar nas Universidades de Pavia, Milão e Bolonha.
Por sobreviver a tanta rejeição tinha de ser predestinado, isso o levou a ser igualado aos gênios da época. Cardano era multifacetado, filósofo que professava o naturalismo, sempre ao lado dos cientistas mais ousados, na dianteira do pensamento. Como filósofo e mestre, considerava o mundo e tudo que nele habita seres viventes e animados, donos de vida própria. Em razão disso sempre direcionou os estudos e ensinamentos no rumo do experimentalismo, da ousadia. Descobriu que a ciência sempre mostrava duas faces, dualidade que sempre explorou: astronomia-astrologia, química-alquimia, religião-filosofia, espiritualidade-natureza, matemática-jogo de azar.
A obra matemática pela qual Cardano ficou conhecido é a Arte Maior, onde ele publica as soluções das equações cúbicas e quátricas, que até então estavam inéditas. À margem dessa publicação, um livreiro com o olhar de comerciante viu possibilidades de ganho num pequeno manual do jogador intitulado O livro dos jogos de azar. Alguns críticos afirmam que esta foi sua contribuição maior para a ciência matemática. Simplesmente porque, neste livro, Cardano inventa, por vias indiretas, a eqüiprobabilidade, que tem como principal objetivo o de transformar a esperança – que até então era uma coisa utópica, não real – numa possibilidade matemática. Cardano transformou a teoria da probabilidade nos jogos de azar em algo que se pode chamar de pré-história da relatividade.
Segundo ele explica, a eqüiprobabilidade é uma constante na qual “o montante exato da aposta a ser feita por um jogador, tem a probabilidade [ p ] de ganhar a importância [ s ]. Estabeleceu, assim, a lei pn = pn, que dá a possibilidade que o evento de probabilidade p ocorra independente n sucessivas vezes”. Cardano montou a tábua de probabilidades para danos e a lei dos grandes números, questões que foi pioneiro. Gerolamo também ensina no livro como trapacear nos jogos de azar. Mas o quê importa esse detalhe diante do vanguardismo da obra científica que resultou da eqüiprobabilidade?
Convém lembrar que no Século XVI o jogo, não era considerado apenas um passatempo. Em pouco tempo cresceu em popularidade, foi levado para os salões oficiais e começou a ser realizado também nas residências. Mas a freqüência foi tão grande que obrigou os viciados a fundarem casas reservadas para essa única finalidade, nas quais os jogadores se reuniam para apostar a dinheiro. Gerolamo, que não tinha aporte financeiro por parte do pai, se iniciou na jogatina ainda estudante para suprir os gastos com as diversões naturais da idade.
E foi assim que nasceram os cassinos, os bingos, as casas de jogos: nela os cientistas – à margem dos perigos da inquisição que logo incendiariam as mentes e os livros – procuravam se divertir e, ao mesmo tempo, discutiam, entre baforadas e taças de vinho, as suas teorias fantásticas. Deste Gerolamo Cardano se sabia que era um jogador viciado, mas era também um gênio. Em sua autobiografia De própria vita, Cardano confessa que jogou xadrez cotidianamente por mais de 40 anos! Também jogou carteado, dados, gamão e tantos outros jogos de azar por mais de 25 anos. Sendo cientista ematemático é pouco provável que Gerolamo Cardano não tivesse o cuidado de fazer análises, estudos e teorias sobre o jogo de xadrez.
Fonte: “Cardano: o Intelectual Jogador” - Hygino Domingues - “Fundamentos de Matemática Elementar #5”, de Samuel Hazzan, Atual Editora, 1993.
Resumos Relacionados
- Http://www.okonlinecasino.com/pt/
- Gerenciamento De Riscos Em Projetos
- Www.gamesville.com
- Http://www.metododinheiro.com/
- Matemática Para Crianças
|
|