Gerenciamento para Qualidade Total: Primeiros Passos
(SENAI-DR-PE)
O Gerenciamento pela Qualidade Total (GQT) é um Método Gerencial que se fundamenta em: Foco no cliente; Administração participativa; Decisões com base em dados e fatos; Gerenciamento de processos e Aperfeiçoamento contínuo.
O Gerenciamento pela Qualidade Total procura controlar e aperfeiçoar continuamente os processos para uma constante melhoria da qualidade dos produtos e serviços.
Para obtenção da qualidade através do Gerenciamento pela Qualidade Total, identificamos problemas ou oportunidades de melhoria, planejamos e executamos as ações necessárias para atingir os objetivos da empresa, expressos sob forma de metas, atuando de forma metódica.
O ciclo PDCA é normalmente o método de gerenciamento mais utilizado para a obtenção da qualidade total. Ele é originado a partir de 4 palavras da língua inglesa:
P (plan) - planejar, definir metas
D (do) - fazer, executar
C (check) - checar, verificar
A (action) - agir, atuar em melhorias
FASE DE PLANEJAMENTO ( PLAN )
Na fase de planejamento, são observados as questões ou os problemas importantes para a qualidade desejada e os planos de ação são elaborados para alcançar os objetivos. Esses objetivos devem ser colocados sob a forma de metas, o que significa dizer que devemos definir prazo, responsabilidade e demais componentes de uma meta. Essa fase é composta por quatro atividades distintas: Identificação do problema; Observação do problema; Análise do problema e Elaboração do Plano de Ação.
FASE DE EXECUÇÃO (DO) Antes de atacar as açoes definidas nos planos de Ação aprovados deveremos nos certificar se dispomos da capacitação e dos demais recursos necessários para a eficiente execução dos planos elaborados e aprovados.
Falhas devem ser corrigidas, pois somente devemos dar início a qualquer atividade para a qual tenhamos competências e recursos claramente identificados. Um bom Plano de Ação deve prever as ações destinadas a suprir as necessidades previstas ao longo do calendário (cronograma) definido.
FASE DE VERIFICAÇÃO (CHECK)
Medir, é gerenciar. Devemos sempre checar o resultado das nossas ações, dos nossos planos, e para isso devemos utilizar indicadores apropriados a cada caso, através de itens de verificação adequados a cada caso. FASE DE AÇÃO (ACTION)Finda a aplicação do Plano de Ação, serã através de itens de controle previamente definidos que iremos examinar se a meta foi alcançada e se as responsabilidade geradas para o produtos, pelo fato do produto, seja em questões de atendimento, legais, de segurança ou de respeito ao meio ambiente foram adequadamente atendidas. Caso contrario, medidas corretivas serão planejadas, definidas, executadas e conferidas quanto à sua eficiência para a eliminação das causas. Isto é a mesma coisa que dizer que um novo planejamento será elaborado e estaremos “girando o PDCA”. Ou seja, reiniciando o “Ciclo PDCA”.
Fica aqui então demonstrado, que a prática da qualidade através da utilização desse método gerencial denominado PDCA é de utilidade ampla, servindo tanto para o planejamento dos processos, quanto das ações de melhoria. Melhorias estas, decorrentes da necessidade de mudanças tecnológicas, treinamento de pessoal ou estabelecimento de ações preventivas ou corretivas.
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