Hawker Seafury
(E.R. Hickel)
Caça-bombardeiro naval monoposto Seafury de 1944. O desenho do Fury/Seafury foi inspirado em dados colhidos de um FW 190 capturado em junho de 1942, cujo recurso mais instigante era a solução para refrigeração do motor radial em capô fechado. Os ingleses há muito já tinham abandonado esta linha de desenvolvimento e concentrado esforços nos motores em linha. Com este problema solucionado (copiado), a perspectiva de se ter uma aeronave leve, equipada com motores radiais de alta potência tornou-se realidade. Os protótipos voaram com motores Centaurus, Griffon e Sabre e após alguns testes o motor Centaurus foi escolhido. Boulton Paul ficou responsável pelo desenho do Seafury. O fim das hostilidades levou a RAF a cancelar todas as encomendas do Fury, sendo 65 aparelhos construídos para o Egito e o Paquistão. O Seafury teve uma carreira mais bem sucedida na Arma Aérea da Frota, que recebeu 615 aparelhos. Outros 245 exemplares foram vendidos ao Canadá, Holanda, Austrália, Alemanha Oriental, Burma, Cuba e vários outros países. O Seafury foi o caça-bombardeiro padrão das unidades da RN, RCN e RAN na Coréia (1951-53) e executaram milhares de surtidas em apoio às forças terrestres. O caça também foi capaz de abater vários Mig-15 em combates aéreos. Os Fury paquistaneses permaneceram em serviço até 1973, engajados em operações de combate contra a Índia. O modelo FB.10 tinha um motor Bristol Centaurus 15 com 2.470HP de potência. A envergadura era de 11,69m e o comprimento de 10,56m. Suportava peso máximo de decolagem de 4.090Kg; atingia a velocidade máxima de 740Km/h, com alcance de 1.220Km e teto de 11.000m. A aeronave estava armada com quatro canhões de 20mm e podia carregar até 900Kg de explosivos.
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