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Avaliação Educacional
(Ana Maria Saul)

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A avaliação é uma constante em nosso dia-a-dia. Não aquela que fazemos ou que estamos comprometidos a fazer quando nos encontramos na Escola, mas um outro tipo, como aquele em que avaliamos impressões e sentimentos. Ao longo de um seminário, por exemplo, todos estaremos fazendo avaliações, procurando respostas nas interações cotidianas, em casa, em nossa trajetória profissional, durante o lazer, a avaliação sempre se faz presente e inclui um julgamento de valor sobre nós mesmos, sobre o que estamos fazendo, sobre o resultado de trabalhos, na ação escolar, a avaliação incide sobre ações ou sobre objetos específico. Vários autores conseguiram teorizar o cotidiano e a prática social, mostrando que as escolas possuem dentro delas, e a sociedade também, formas de resistência, no sentido de se oporem e recriarem a ideologia a avaliação da aprendizagem é da forma que é a oportunidade de fazer pesquisas por solicitação de alguns órgãos públicos sobre avaliação do rendimento escolar. Essas pesquisas vinham sempre com a seguinte encomenda: modificar o sistema de avaliação da aprendizagem, colocado como uma das necessidades das escolas. Dessa forma, vale a pena pensar na reformulação do processo de avaliação, juntamente com a reformulação de todo o processo da Educação, servindo às nossas crenças, às nossas atuações, às nossas ações do cotidiano. É por esta razão que, diante do trabalho que se desenvolve durante o período e o esforço de trabalhar simultaneamente a mudança e a reorientação do currículo da Escola e acentuar o trabalho de projetos pedagógicos próprios para avançar no processo ensino-aprendizagem. E avançar nesse processo requer, necessariamente, uma formação permanente e constante dos profissionais, de todos os envolvidos no processo de Educação e fazer alterações do projeto político-pedagógico dentro da Unidade Educacional com o aval de pais, alunos e professores formulando um debate para um acordo comum e benéfico a todos os envolvidos. E o regimento, o qual as escolas acabaram de discutir, numa primeira análise, contempla um conjunto de alterações, na perspectiva de política educacional e de avaliação do processo ensino-aprendizagem; contempla, conjuntamente, um processo de alterações, que não é posto hoje, mas que, acreditamos, avança no sentido de uma revisão deste processo, na busca de uma Escola Pública popular, democrática e de boa qualidade.



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