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Manchetes sensacionalistas sobre aquecimento global causam arrepios
(Murilo Alves Pereira; FAPESP)

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Manchetes sensacionalistas sobre aquecimento global causam arrepios
Manchetes sensacionalistas sobre o aquecimento global chamam a atenção das pessoas para o tema, mas provocam arrepio na comunidade científica.
Catastrofismo
"O catastrofismo feito pela mídia é preocupante, pois tira a esperança das pessoas. Para que vão se preocupar em fazer algo se o futuro já é incerto?", disse José Antonio Marengo, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O meteorologista foi um dos debatedores da conferência "Mudanças Climáticas" durante o 2º Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental, realizado em Porto Alegre.
Cobertura irregular
Segundo Marengo, a cobertura da imprensa brasileira sobre o aquecimento global tem ocorrido de forma cíclica, nos últimos tempos acompanhando especialmente a divulgação dos relatórios do Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática (IPCC, na sigla em inglês) - que dividiu com o ex-vice-presidente norte-americano Al Gore o Prêmio Nobel da Paz de 2007.
"As reportagens vêm em pulsos. Quando houve o furacão Katrina foram três dias falando sobre isso, depois parou", disse à Agência FAPESP, sugerindo que a imprensa mantenha um fluxo contínuo de informações sobre o tema.
Equívocos conceituais
O pesquisador criticou a forma como alguns veículos de comunicação chamaram a atenção para o aquecimento global, apelando para imagens como a de um urso polar perdido em um pequeno bloco de gelo. "O Brasil, por exemplo, tem outras representações para os dilemas tropicais, como as hipóteses da ? savanização? da Amazônia ou da desertificação do semi-árido nordestino", afirmou.
Os equívocos conceituais de muitas matérias também foram alvos de críticas. Segundo o glaciólogo Jefferson Cárdia Simões, professor do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a mídia confunde termos distintos como aquecimento global, mudanças climáticas, efeito estufa e camada de ozônio.
Derretimento das calotas polares
"Ainda leio na imprensa que o derretimento da calota polar vai aumentar o nível no mar", disse. Segundo ele, a mídia não distingue diferenças entre o gelo da Antártica e do Ártico - o ''manto de gelo?, formado pelo acúmulo da neve precipitada no continente antártico é diferente do mar congelado comum ao ártico.
O aumento do nível do mar só ocorreria se as grandes geleiras da Antártica e da Groenlândia derretessem, mas o gelo marítimo do pólo Norte não contribui para isso. "É um conceito simples de física. Pelo princípio de Arquimedes, o gelo em suspensão no líquido, se derreter, não elevará o nível da água", destacou.
Gelo no topo das montanhas
Por outro lado, a Antártica representa apenas 0,08% do gelo que está derretendo no mundo - a maior parte da perda de gelo ocorre no topo das montanhas. "A visão que impera é que o derretimento das calotas polares vai elevar o nível do mar. Os números são absurdos e chegam a 70 metros, que representa a elevação do nível se todo o gelo do mundo derretesse, mas isso jamais ocorreu na história da Terra", disse.
Para Simões, falta aos jornalistas conhecimento sobre como ocorre o "fazer científico". A imprensa também não diferenciaria publicações avaliadas por pares daquelas que representam "opiniões pessoais". "É preciso pesar as fontes quando for dado espaço para esse ou aquele cientista", afirmou.
A ciência não é perfeita
Mas a ciência não é perfeita e nem pode ser apresentada como tal, apontou o glaciólogo em tom de mea-culpa. "O IPCC faz previsões e é arriscado tratá-las como verdades absolutas. Se essas previsões não ocorrerem, o público pode deixar de acreditar na ciência", disse.
De acordo com os presentes na conferência na capital gaúcha a comunidade científica entende quais são as dificuldades da imprensa nas matérias sobre o aquecimento global. Segundo o jornalista Ulisses Almeida Nenê, do Núcleo de Ecojornalistas doio Grande do Sul, os pesquisadores deveriam usar sua experiência de modo a facilitar a comunicação com a imprensa, utilizando uma linguagem mais acessível.
"Os cientistas se preocupam com a própria pesquisa, mas não pensam em como ajudar a imprensa na divulgação desses estudos", disse. Surge, então, um grande desafio para os jornalistas: despertar o interesse na população sobre questões ambientais e divulgar as pesquisas com precisão.
Banalização do aquecimento global
Segundo Almeida Nenê, a saturação de matérias sobre o aquecimento global na imprensa nos últimos meses pode provocar a banalização do tema, como ocorreu com a questão da violência. Para justificar a continuidade do tema na mídia, é preciso buscar aspectos voltados à realidade local ou a pesquisas específicas e ainda não cobertas pela mídia.
"Hoje, o interesse pela questão ambiental tem muito fogo de palha. Há pouco compromisso dos atores. As empresas de mídia deveriam se engajar de verdade", disse. Para ele, a união entre jornalistas e cientistas melhoraria a comunicação da ciência na mídia.



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