Filosofia da Ciência-cont.
(Alberto Oliva.)
Quando buscamos uma teoria que envolva a linguagem, devemos levar em consideração os seguintes aspectos: sintaxe, semântica e pragmática. SINTAXE: relações subsistentes entre os signos sem levar em consideração a que se referem, nem tão pouco o contexto ou por quem sejam empregadas.SEMÂNTICA: refere-se às relaçãoes existentes entre linguagem e realidade, palavras e objetos, enunciados e estados de coisas. A regra semântica esclarece sob quais condiçoes um signo é aplicável a um objeto ou situação. Podemos dizer que a Semântica é o CONTEÚDO do discurso, ao passo que a sintaxe, representa a FORMA. PRAGMÁTICA: aspectos bióticos da comunicação, fenômenos biológicos, também psicológicos e sociais que acompanham a utilização dos signos. Podemos dizer de forma simplificada, que a pragmática representa as relações entre os signos e seus usuários, ou seja,quem diz o que, como, quando e com que finalidade . A pragmática representa o CONTEXTO do discurso.
Questões tais como: forma/conteúdo de uma teoria e o contexto no qual foi gerada tem merecido atenção da sociologia da ciência.
Pode-se dizer que a principal meta da ciência é explicar tendo como objetivo final a prevenção. Destacamos dois tipos de explicação: nomológico-dedutivo e estatístico-indutivo. No primeiro tipo as leis são generalizações universais e no segundo tipo, as leis têm a forma de generalizações estatísticas.
Resumos Relacionados
- Definição De Análise Lingüística
- O Que é O Contexto (uso Da Linguagem)
- O Objeto Da Semântica
- O Que é Semântica Lexical?
- Significado Da Semântica
|
|