Supermarine Spiteful 
(E.R. Hickel)
  
Caça monoposto Spiteful. Caça         de alto desempenho, proposto pela Supermarine, a partir de um aperfeiçoamento         do Spitfire Mk XIV, porém com asa de fluxo laminar. No Spiteful a         junção da asa com a fuselagem era bem mais estreita que no         Spitfire, o trem de pouso fechava das asas para a fuselagem, a cabine tinha         melhor visibilidade e o motor, mais potente, acionava hélice dupla         em contra-rotação. No entanto, o Spiteful não tinha         a elogiada maneabilidade do Spitfire. O desenho desta aeronave atendia à         especificação F.1/43 e o nome originalmente sugerido fora         Victor (embora tenha sido rejeitado em favor do nome Spiteful). O primeiro         protótipo foi um Spitfire convertido, já o segundo, uma aeronave         completamente nova (embora mantivesse a configuração de cauda         do Spitfire). O primeiro vôo ocorreu em junho de 1944, já com         o contrato para produção em série assinado. O primeiro         Supermarine Spiteful de produção em série vôou         no fim da Guerra, em abril de 1945; sendo o programa cancelado com apenas         16 unidades produzidas. Aperfeiçoamentos posteriores não foram         implementados pois caças a jato melhores já estavam em produção. O modelo F Mk.14 tinha um motor Rolls-Royce Griffon 69 com 2.375HP de potência. A envergadura era de 10,67m e o comprimento de 10,03m. Suportava peso máximo de decolagem de 4.510Kg; atingia a velocidade máxima de 777Km/h, com alcance de 900Km e teto de 12.800m. A aeronave  estava armada com quatro canhões 20mm. 
 
  
 
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