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Supermarine Spiteful
(E.R. Hickel)

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Caça monoposto Spiteful. Caça de alto desempenho, proposto pela Supermarine, a partir de um aperfeiçoamento do Spitfire Mk XIV, porém com asa de fluxo laminar. No Spiteful a junção da asa com a fuselagem era bem mais estreita que no Spitfire, o trem de pouso fechava das asas para a fuselagem, a cabine tinha melhor visibilidade e o motor, mais potente, acionava hélice dupla em contra-rotação. No entanto, o Spiteful não tinha a elogiada maneabilidade do Spitfire. O desenho desta aeronave atendia à especificação F.1/43 e o nome originalmente sugerido fora Victor (embora tenha sido rejeitado em favor do nome Spiteful). O primeiro protótipo foi um Spitfire convertido, já o segundo, uma aeronave completamente nova (embora mantivesse a configuração de cauda do Spitfire). O primeiro vôo ocorreu em junho de 1944, já com o contrato para produção em série assinado. O primeiro Supermarine Spiteful de produção em série vôou no fim da Guerra, em abril de 1945; sendo o programa cancelado com apenas 16 unidades produzidas. Aperfeiçoamentos posteriores não foram implementados pois caças a jato melhores já estavam em produção. O modelo F Mk.14 tinha um motor Rolls-Royce Griffon 69 com 2.375HP de potência. A envergadura era de 10,67m e o comprimento de 10,03m. Suportava peso máximo de decolagem de 4.510Kg; atingia a velocidade máxima de 777Km/h, com alcance de 900Km e teto de 12.800m. A aeronave estava armada com quatro canhões 20mm.



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