Supermarine Spitfire 
(E.R. Hickel)
  
Caça monoposto Spitfire Mk.I a 24. Possivelmente 
       o mais famoso avião de combate da história, o Spitfire foi projetado por 
       Reginald Mitchell para a especificação F-37/34, usando o novo motor Rolls-Royce 
       PV-12, mais tarde denominado Merlin. Foi o primeiro caça com revestimento 
       totalmente metálico a ser fabricado na Grã-Bretanha e em condições de enfrentar o espetacular Me Bf 109 germânico. As versões abaixo foram 
       as principais: 
       I - Versão inicial, 450 encomendados em junho de 1936, com motor Merlin 
       II, de 1.030 HP, hélice bipá de passo fixo e quatro Browning de 0,303 pol. 
       Mais tarde Mk IA, com oito metralhadoras, capota bojuda, hélice tripá DH, 
       de passo variável e Mk IB, com dois canhões Hispano de 20 mm e quatro metralhadoras 
       de 0,303 pol. Produção: 1.566. 
       II - Mk I, construído em Castle Bromwich, com motor Merlin XII, de 1.175 
       HP e hélice Rotol. Produção: 750 IIA (com oito metralhadoras de 0,303 pol.), 
       170 IIB (com dois canhões de 20 mm, quatro metralhadoras de 0,303 pol.). 
       
       III - Modelo experimental; Mk I alongado, com várias modificações. 
       IV - Confuso, porque o Mk IV tinha, anteriormente, o Griffon; um só fabricado. 
       Depois, sem armas e com Merlin para fotorreconhecimento. Mk IV, entregues 
       vários. Produção: 229. 
       V - Igual ao PR-IV, equipado com motor Merlin 45, de 1.440 HP, com várias 
       modificações; principais versões de caça de 1941 a 1942 em três formas. Produção: VA, 94; VB, 3.923; VC, 2.447. 
       
       VI - Interceptador provisório de grandes altitudes, com Merlin 47, de 1.415 
       HP, carlinga pressurizada, dois canhões de 20 mm e quatro metralhadoras 
       de 0,303 pol. Produção: 100. 
       VII - Para grande altitude, pontas de asas alongadas, com novo Merlin 61, 
       de 1.660 HP, com dois estágios e superalimentado (radiadores simétricos 
       sob as asas); roda da cauda retrátil, mais tarde leme maior e pontudo.   Carlinga 
       pressurizada. Produção: 140. 
       IX - Versão feita às pressas para enfrentar o Fw 190, rápida improvisação 
       do modelo V, com Merlin 61; novamente versões LF, F e HF, mais IXE, com 
       dois canhões de 20 mm e duas metralhadoras de 0,5 pol. Produção: 5.665. XII - Aparelho para baixas altitudes, a fim de enfrentar o Fw 190, com motor 
       Griffon III ou IV, de 1.735 HP, estrutura do VC alongada, ou do VIII, recortado. 
       Produção: 100. 
       XIV - Primeiro com motor Griffon Mk 65, de dois estágios, de 2 050 HP, com 
       radiadores simétricos e hélice de cinco pás, estrutura totalmente redesenhada, 
       com nova fuselagem, maior cauda, ailerons embutidos, roda da cauda retrátil. 
       F-XIV entrou em ação em 1944, destruindo mais de 300 
       bombas-voadoras. Produção: 957. 
       XIX - Aparelho para fotorreconhecimento, com motor Griffon 65 de 
       2050 HP e sem pressurização. Efetuou a última missão da RAF na Malásia em 1º 
       de abril de 1954. Produção: 225. Total de Spitfire produzidos: 20.334 (sem contar os 2.556 Seafire produzidos). O modelo Mk.IX
 tinha um motor Rolls-Royce Merlin 61 com 1.720HP de potência. A
 envergadura era de 9,93m e o comprimento de 9,13m. Suportava peso
 máximo de decolagem de 3.400Kg; atingia a velocidade máxima de 645Km/h,
 com alcance de 1.580Km e teto de 13.000m. A aeronave estava armada com
 duas metralhadoras de 12,7mm (calibre .50) mais dois canhões de 20mm. 
 
  
 
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