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Supermarine Spitfire
(E.R. Hickel)

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Caça monoposto Spitfire Mk.I a 24. Possivelmente
o mais famoso avião de combate da história, o Spitfire foi projetado por
Reginald Mitchell para a especificação F-37/34, usando o novo motor Rolls-Royce
PV-12, mais tarde denominado Merlin. Foi o primeiro caça com revestimento
totalmente metálico a ser fabricado na Grã-Bretanha e em condições de enfrentar o espetacular Me Bf 109 germânico. As versões abaixo foram
as principais:
I - Versão inicial, 450 encomendados em junho de 1936, com motor Merlin
II, de 1.030 HP, hélice bipá de passo fixo e quatro Browning de 0,303 pol.
Mais tarde Mk IA, com oito metralhadoras, capota bojuda, hélice tripá DH,
de passo variável e Mk IB, com dois canhões Hispano de 20 mm e quatro metralhadoras
de 0,303 pol. Produção: 1.566.
II - Mk I, construído em Castle Bromwich, com motor Merlin XII, de 1.175
HP e hélice Rotol. Produção: 750 IIA (com oito metralhadoras de 0,303 pol.),
170 IIB (com dois canhões de 20 mm, quatro metralhadoras de 0,303 pol.).

III - Modelo experimental; Mk I alongado, com várias modificações.
IV - Confuso, porque o Mk IV tinha, anteriormente, o Griffon; um só fabricado.
Depois, sem armas e com Merlin para fotorreconhecimento. Mk IV, entregues
vários. Produção: 229.
V - Igual ao PR-IV, equipado com motor Merlin 45, de 1.440 HP, com várias
modificações; principais versões de caça de 1941 a 1942 em três formas. Produção: VA, 94; VB, 3.923; VC, 2.447.

VI - Interceptador provisório de grandes altitudes, com Merlin 47, de 1.415
HP, carlinga pressurizada, dois canhões de 20 mm e quatro metralhadoras
de 0,303 pol. Produção: 100.
VII - Para grande altitude, pontas de asas alongadas, com novo Merlin 61,
de 1.660 HP, com dois estágios e superalimentado (radiadores simétricos
sob as asas); roda da cauda retrátil, mais tarde leme maior e pontudo. Carlinga
pressurizada. Produção: 140.
IX - Versão feita às pressas para enfrentar o Fw 190, rápida improvisação
do modelo V, com Merlin 61; novamente versões LF, F e HF, mais IXE, com
dois canhões de 20 mm e duas metralhadoras de 0,5 pol. Produção: 5.665. XII - Aparelho para baixas altitudes, a fim de enfrentar o Fw 190, com motor
Griffon III ou IV, de 1.735 HP, estrutura do VC alongada, ou do VIII, recortado.
Produção: 100.
XIV - Primeiro com motor Griffon Mk 65, de dois estágios, de 2 050 HP, com
radiadores simétricos e hélice de cinco pás, estrutura totalmente redesenhada,
com nova fuselagem, maior cauda, ailerons embutidos, roda da cauda retrátil.
F-XIV entrou em ação em 1944, destruindo mais de 300
bombas-voadoras. Produção: 957.
XIX - Aparelho para fotorreconhecimento, com motor Griffon 65 de
2050 HP e sem pressurização. Efetuou a última missão da RAF na Malásia em 1º
de abril de 1954. Produção: 225. Total de Spitfire produzidos: 20.334 (sem contar os 2.556 Seafire produzidos). O modelo Mk.IX
tinha um motor Rolls-Royce Merlin 61 com 1.720HP de potência. A
envergadura era de 9,93m e o comprimento de 9,13m. Suportava peso
máximo de decolagem de 3.400Kg; atingia a velocidade máxima de 645Km/h,
com alcance de 1.580Km e teto de 13.000m. A aeronave estava armada com
duas metralhadoras de 12,7mm (calibre .50) mais dois canhões de 20mm.



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