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Short Sturgeon
(E.R. Hickel)

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Bombardeiro leve embarcado bi ou triposto Sturgeon. O Sturgeon , lançado em 1945, foi originalmente projetado como um bombardeiro/ aeronave de reconhecimento para ser transportado em porta-aviões, porém este requerimento não era mais necessário com o fim da Segunda Grande Guerra e os planos para aeronaves grandes embarcadas foram cancelados. Assim, no pós-guerra utilizou-se o aparelho na função de rebocador de alvo e aeronave de treinamento. O Sturgeon TT.2 era grande, porém de linhas limpas e com nariz envidraçado. Houveram outras variantes como o TT.3 (de nariz curto) e o SB.3 (de nariz "corcunda"). Para o acondicionamento nos angares dos porta-aviões, as asas dobravam no sentido da fuselagem. Ao todo 24 Sturgeon TT Mk.II (rebocador de alvo) foram produzidos, bem como dois S Mk.I para treinamento de artilheiros. O modelo TT Mk.II tinha dois motores Rolls-Royce Merlin 140 com 2.080HP de potência cada. A envergadura era de 18,23m e o comprimento de 14,91m. Suportava peso máximo de decolagem de 10.130Kg; atingia a velocidade máxima de 595Km/h, com alcance de 2.570Km e teto de 10.800m. A aeronave estava armada com duas metralhadoras de 12,7mm (calibre .50) e podia carregar até 450Kg de explosivos.



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