Hawker Tempest
(E.R. Hickel)
Caça-bombardeiro monoposto Tempest, de 1943 O Typhoon,
precursor do Tempest, se destacava pela sua asa grossa onde, ocasionalmente,
certos comportamentos em vôo em alta velocidade eram seguidos por compressibilidade
(o fluxo de ar superando a velocidade do som), o que nunca havia acontecido
antes. Assim, em 1940, a Hawker projetou uma nova asa, de fluxo laminar,
com encastramento 12,7 cm menor e um formato quase igual ao da asa do Spitfire.
Ela foi usada no Typhoon II, encomendado em novembro de 1941 pela especificação
F-10/41, mas as modificações foram tantas que o aparelho foi denominado
Tempest. O combustível foi mudado da fina asa para a fuselagem, tornando-a
mais longa, e foi adicionado um estabilizador vertical dorsal. As metralhadoras
Mk V, de cano curto, foram colocadas no interior da asa. Embora a nova estrutura
suportasse o promissor motor Centaurus, o Mk V foi produzido primeiro com
motor Sabre, chegando à Ala Newchurch a tempo de destruir 638, do total
de 1.771 bombas voadoras abatidas pela RAF no verão de 1944. Depois de fabricar
800 Mk V, a Hawker produziu 142 Mk VI, mais potentes, com maior radiador
e radiadores de óleo no bordo de ataque. Depois de muito atraso, com a produção
designada para a Gloster e depois a Bristol, o Mk II, com motor Centaurus
- mais silencioso e agradável de pilotar - entrou em serviço em 1945. O modelo Mk.V tinha um motor Napier Sabre IIB com 1.200HP de potência cada. A envergadura era de 12,50m e o comprimento de 10,26m. Suportava peso máximo de decolagem de 6.150Kg; atingia a velocidade máxima de 690Km/h, com alcance de 2.450Km e teto de 11.150m. A aeronave estava armada com quatro canhões de 20mm.
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