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DeHaviland Vampire
(E.R. Hickel)

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Caça-bombardeiro monoposto a jato. O
De Havilland Vampire foi a segunda aeronave a jato britânica. Foi
projetado em 1942 sob a especificação E.6/41 para uso de
uma turbina H-l Goblin de 2.700 Ib (1.226 Kgf) e armamento de quatro
canhões Hispano de 20 mm. Para reduzir o percurso entre a tomada
de ar e a exaustão da turbina, esta e o piloto iam alojados numa
pequena nacele no centro da aeronave. A cauda formava-se na terminação
de duas hastes longas e finas. O primeiro dos três protótipos
iniciais do Vampire vôou em setembro
de 1943, sob o codnome de ''Spider Crab'', no entanto o primeiro Vampire
de produção em série só alçou vôo
em abril de 1945. As entregas, que equiparam inicialmente o 247º
Esquadrão, começaram depois de terminada a Guerra. Ainda
assim a produção prosseguiu com caças diurnos monoposto,
caça-bombardeiros, caças noturnos biposto e treinamento
biposto. Por volta de 1952 surge o De Havilland Venom, um aperfeiçoamento
do Vampire, com turbina mais potente e algumas alterações
na fuselagem. O Vampire/Venom foi construído sob licença
pela França, Itália, India e Suíça, sendo
que na Suíça permaneceram em atividade até o início
dos anos 90. Diversas outras nações utilizaram estas aeronaves
em suas Forças Aéreas. O modelo FB Mk.VI tinha uma turbina DeHaviland Goblin 3 com 1.590Kg de empuxo. A envergadura era de 11,58m e o comprimento de 9,37m. Suportava peso máximo de decolagem de 5.620Kg; atingia a velocidade máxima de 885Km/h, com alcance de 1.960Km e teto de 13.000m. A aeronave estava armada com quatro canhões de 20mm e podia carregar até 900Kg de explosivos.



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