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Preservando o Meio Ambiente
(Luiz Gustavo Nogueira da Rocha)

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O CIDADÃO INTERAGINDO COM O MEIO AMBIENTE


A decisão de proteger os ambientes naturais e controlar a poluição não está apenas nas mãos dos políticos e grandes industrias. Está sobretudo na rotina diária de cada cidadão comum do planeta. Que podem cumprir seu papel como cidadão seguindo o seguinte lema: “Pense globalmente, aja localmente”. Assim há uma grande necessidade da redução de desperdícios de toda ordem sendo que quanto mais recursos são desperdiçados, tanto mais é preciso retirar do meio ambiente.
A educação ambiental deve começar na escola onde comportamentos ambientalmente corretos devem ser aprendidos na pratica, no cotidiano da vida escolar contribuindo para a formação de cidadãos responsáveis que tenham visão integrada do mundo, no tempo e no espaço, e compreenda os fenômenos naturais, as ações humanas e suas conseqüências para sua própria espécie, para os outros seres vivos e o ambiente.
Com os conteúdos ambientais permeando as disciplinas escolares a escola ajudara o aluno a perceber a correlação dos fatos e a ter uma visão holística, ou seja, integral do mundo em que vive. Para isso a educação ambiental deve ser abordada de forma sistemática e transversal, em todos os níveis de ensino, assegurando a sua presença de forma interdisciplinar.

PRINCIPIOS GERAIS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

. Sensibilização: processo de alerta, é o primeiro passo para alcançar o pensamento sistêmico;

. Compreensão: conhecimento dos componentes e dos mecanismos que regem os sistemas naturais;

. Responsabilidade: reconhecimento do ser humano como principal protagonista;

.Competência: capacidade de avaliar e agir efetivamente no sistema;

.Cidadania: participar ativamente e resgatar direitos e promover uma nova ética capaz de conciliar o ambiente e a sociedade.

Com a implementação desse processo sócio-educacional estaremos formando uma população mundial consciente e preocupada com o ambiente e com os problemas com ele relacionados, uma população que tenha conhecimento, competências, estado de espírito, motivações e sentido de empenhamento que lhe permitam trabalhar individualmente e coletivamente para resolver os problemas atuais, e para impedir que eles se repitam.




PRESERVANDO O MEIO AMBIENTE



COLETA SELETIVA

A coleta seletiva é uma alternativa ecologicamente correta que desvia, do destino em aterros sanitários ou lixões, resíduos sólidos que poderiam ser reciclados. Com isso alguns objetivos importantes são alcançados:

. Menor redução de florestas nativas.
. Reduz a extração dos recursos naturais.
. Diminui a poluição do solo, da água e do ar.
. Economiza energia e água.
. Possibilita a reciclagem de materiais que iriam para o lixo.
. Conserva o solo. Diminui o lixo nos aterros e lixões.
. Prolonga a vida útil dos aterros sanitários.
. Diminui os custos da produção, com o aproveitamento de recicláveis pelas industrias
. Diminui o desperdício.
. Melhora a limpeza e higiene da cidade.
. Previne enchentes.
. Diminui os gastos com a limpeza urbana.
. Cria oportunidade de fortalecer cooperativas.
. Gera emprego e renda pela comercialização dos recicláveis
. A vida útil dos aterros sanitários é prolongada e o meio ambiente é menos contaminado.
. Além disso o uso de matéria prima reciclável diminui a extração dos nossos tesouros naturais.

Sistemas de coleta seletiva podem ser implantados em uma escola, uma empresa ou um bairro. Mas implanta-lo é bem mais que colocar lixeiras coloridas no local. A Coleta seletiva deve ser encarada como uma corrente de três elos. Se um deles não for planejado a tendência é o programa de coleta seletiva não perseverar.




O planejamento deve ser feito do fim para o começo da cadeia ou seja primeiro deve-se pensar em qual será a destinação, depois com coerência a logística e por fim o programa de comunicação ou educação ambiental.


RECICLAGEM


A corrida desenfreada na produção de bens de consumo pelo ser humano associada à escassez de recursos não-renovaveis e contaminação do meio ambiente, leva-o a ser o maior predador do universo. Este problema tem despertado no ser humano o pensar mais profundamente sobre a reciclagem e reutilização de produtos que simplesmente seriam considerados inservíveis.
A reciclagem e a reutilização estão sendo vistas como duas importantes alternativas para a redução de quantidade de lixo no futuro, criando com isso bons hábitos de preservação do meio ambiente. O que nos leva à economizar matéria-prima e energia. Em países desenvolvidos, como o Japão, a reciclagem e a reutilização já vem sendo incentivadas e realizadas há vários anos, com resultados positivos.
No Brasil já temos grupos que estão atentos aos problemas mencionados e buscando alternativas para resolvê-los. Indústrias nacionais e subsidiárias estrangeiras já iniciaram programas de substituição de embalagens descartáveis, dando lugar a materiais recicláveis.
Assim para poder lidar com o lixo de uma maneira para que se possa reduzi-lo e reutiliza-lo foram instituídos os 3 Rs para o controle do lixo populacional


OS 3 Rs PARA CONTROLE DO LIXO

Os 3Rs para controle do lixo são REDUZIR, REUTILIZAR e RECICLAR. Reduzindo e reutilizando se evitará que maior quantidade de produtos se transformem em lixo. Reciclando se prolonga a utilidade de recursos naturais, além de reduzir o volume de lixo.

EXEMPLOS:

. Cacos de vidros são usados na fabricação de novos vidros, o que permite a economia de energia.
. O reaproveitamento do plástico ajuda a poupar petróleo e, portanto, dinheiro.
. Reciclar Papel, além da economia, significa menos árvores derrubadas.
Escreva o seu resumo aqui.



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