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DAS ESSÊNCIAS ÀS APARÊNCIAS
(filosofolionessantos)

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DAS ESSÊNCIAS ÀS APARÊNCIAS


Há mais de duzentos anos o filósofo genebriano Jean –Jacques Rousseau escrevia no seu famoso tratado Discurso sobre a origem e os fundamentos das desigualdades entre os homens as seguintes palavras: “Ser e parecer tornaram-se duas coisas totalmente diferentes, e dessa distinção provieram o fausto imponente, a astúcia enganadora e todos os vícios que lhes formam o cortejo. Por outro lado, o homem, de livre e independente que era antes, passou a estar, em virtude de uma profusão de novas necessidades, (...) sobretudo a seus semelhantes, de quem num sentido se torna escravo.” Para Rousseau, nascia aí, já na época da constituição das sociedades a sociedade das aparências em detrimento da verdadeira essência do Ser. Uns começaram a observar os outros, a invejá-lo e a imitá-lo. As recompensas passaram a ser concedidas àqueles que se despontavam perante o olhar atento de seus pares. De acordo com a teoria do filósofo, vieram também o desprezo, e, por certo o preconceito que, nos dias atuais massacram àqueles que não conseguiram um “lugar ao sol”, não seguem os ditames da moda, ou que, de alguma maneira, conservam suas singularidades como por exemplo; as culturas que não seguem o “padrão ocidental” dos modismos e do consumismo. Hoje, dois séculos depois da análise que Rousseau fazia do nascimento da sociedade, podemos fazer algumas considerações com distinções mais nítidas do quão real veio a ser a constituição dessa sociedade descrita pelo filósofo. Estamos vivendo no mundo das aparências. Os indivíduos renunciam a sua essência, as suas vontades para viver de aparências. Todos querem parecer com o astro de holliwood, com a modelo global, com o cantor famoso, parecer mais bem vestido, mais bonito, mais inteligente, mais jovem e mais bem sucedido. Para Rousseau, dessa forma, o Ser que é o que é, torna diferente de si. De Ser livre passa a viver a alienação do “parecer”. Podemos encontrar as mais verídicas expressões do “parecer” na ditadura da moda, (que gerou até a expressão: sou feio mais estou na moda). Nas imagens e nos discursos dos políticos produzidos por marqueteiros, onde “o mais eloquente” leva a melhor nos discursos, e não o mais verídico. Encontramos o “parecer” nas novelas que reproduzem a aparência de uma sociedade sem miséria, sem fome, sem analfabetismo, sem desigualdades sociais e sem discriminação de gênero e etnia. Nas empresas, o funcionário deve parecer bem vestido e educado. O chefe, deve “parecer” honesto, justo e bem sucedido. O que impera é o “parecer”, e não o Ser. O Ser justo dá lugar às falsidades. O Ser ético dá lugar às artimanhas das máscaras desempenhando um papel de personagem. Os indivíduos já não são mais éticos pela máxima kantiana do “dever”, mas do “parecer”. Os pais não buscam um relacionamento de transparência para com os filhos pelo simples “dever” de ser bons pais. Querem manter as aparências perante seus filhos, “parecer”. O funcionário não cumpre seu ofício honestamente pelo seu “dever”, mas pelo “parecer” honesto, eficiente e trabalhador. O político, já não cumpre com o seu “dever” de “bem governar” honestamente. Já até virou lugar comum a frase do “rouba mas faz”. Como se o principal dever de um político não fosse realmente fazer àquilo pelo qual ele “foi designado” pelo povo: a boa administração pública. Um pensador como Rousseau, tem muito a nos ensinar sobre a condição de uma sociedade que se assentou seuspilares em conceitos como: transparência, democracia, liberdade e cidadania, e que, paradoxalmente, no nosso país, elege mensaleiros e sanguessugas “através” de discursos elouquentes onde demonstram “parecer” o que realmente não são: honestos.



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