BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


I – Consumidores do Século XXI, Cidadãos do XIII. In: CONSUMIDORES E CIDADÃOS
(Néstor Garcia Canclini)

Publicidade
I – Consumidores do Século XXI, Cidadãos do XIII. In: CONSUMIDORES E CIDADÃOS – Néstor Garcia Canclini.

Segundo Néstor Garcia Canclini, as mudanças nas maneiras de consumir alteraram completamente a forma de exercício da cidadania. Atualmente, as identidades se definem pelo potencial de consumo e capacidade de posse. As barreiras geográficas e culturais foram rompidas e a cultura é cada vez mais construída numa espécie de montagem de peças variadas. Os objetos perdem a relação de fidelidade com o local de origem. O que conta é a velocidade de circulação e de renovação constante das atividades econômicas e culturais que funcionam cada vez mais de forma dispersa. Velhos agentes de reestruturação da sociedade como: partidos, sindicatos e intelectuais foram substituídos pela reestruturação mais ampla dos meios de comunicação de massas e pelas mudanças tecnológicas. Cada vez mais, as atividades básicas da vida humana como: trabalho, estudo e consumo são realizadas distante do local de residência. Os debates de interesse público e construções de alternativas deveriam ser feitas nos meios eletrônicos onde cada vez mais grande parte da população se informa. O autor lembra que “as identidades eram territoriais e quase sempre monolinguisticas”. Dessa forma, os documentos de identidade e os passaportes dos indivíduos se tornam cada vez mais “transnacionais” ou multinacionais.



Resumos Relacionados


- Vi-as Identidades Como Espetáculo Multimídia: In: Consumidores E CidadÃos

- Iv – Políticas Culturais Urbanas Na América Latina. In: Consumidores E CidadÃos

- Iii – México: A Globalização Cultural Numa Cidade Que Se Desintegra. In: Consumidores E CidadÃos

- V – Narrar O Multiculturalismo. In: Consumidores E CidadÃos

- Consumidores E Cidadãos - Conflitos Multiculturais Da Globalização



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia