A melodia perdida do prelúdio BWV 846
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Incrivelmente diante das dificuldades técnicas do cravo bem temperado de Bach, o primeiro prelúdio do Livro I em Dó Maior encerra uma simplicidade estrutural desconcertante, permitindo que estudantes com pouca técnica possam tocá-lo. Porém as aparências enganam, porque é uma obra "sui generis", não tem melodia, toda ela feita de arpejos em cima de duas notas tocadas suscessivamente e sustentads pela mão esquerda. Bach esqueceu da melodia? Gounod parece que a ouviu e tentou passar a sensação para os seus contemporâneos compondo a sua Ave Maria, nada mais nada menos, do que uma pretensa restauração da melodia omitida por Bach. Porém, será que propositalmente ele nos privou da melodia, ou sorrateriamente a dispôs em outro lugar? Acredito que o segredo do soar da melodia perdida está na forma como ela é interpetada. Caso o intérprete use correntamente o tempo, o pedal e o legatto, os harmônicos produzidos na caixa de ressonância do piano tratarão de reverberar a melodia perdida, assim o ouvinte poderá usufruir daquilo que Bach não escreveu, mas na sua genialidade pensou, num dos muitos quebra-cabeças musicais que ele deixou para a posteridade.
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