Westland Whirlwind
(E.R. Hickel)
Caça bimotor monoposto Whirlwind de 1940.
O Whirlwind foi projetado para preencher o requerimento F.37/35 para um
caça de escolta de longo alcance. O protótipo mostrou-se uma
aeronave estável e agradável de pilotar com um poder de fogo
formidável para a época. Infelizmente o progresso no desenvolvimento
do avião foi retardado pelo motor Bristol Peregrine pouco confiável.
O protótipo também padecia com uma velocidade de pouso muito
alta (>120 Km/h), que impedia a operação nos pequenos campos
de pouso gramados, comuns na Inglaterra. Estes empecilhos resultaram numa
produção limitada de unidades. Apenas dois esquadrões,
o 263 e o 137, foram equipados com Whirlwind, em agosto de 1941, para escoltar
bombardeiros Blenheims em ataques diurnos a Colonia (Alemanha). Após
a RAF ter adotado apenas os bombardeios noturnos, os poucos Whirlwind passaram
a operar na patrulha do Canal da Mancha, com algumas surtidas de bombardeio. O modelo Mk.I tinha dois motores Bristol Peregrine I com885HP de potência cada. A envergadura era de 13,70m e o
comprimento de 9,83m. Suportava peso máximo de decolagem de 5.160Kg;
atingia a velocidade máxima de 579Km/h, com alcance de 1.000Km e teto
de 9.150m. A aeronave estava armada com quatro canhões de 20mm.
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