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Vickers Windsor
(E.R. Hickel)

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Bombardeiro pesado de longo alcance Windsor, para quatro tripulantes. Aeronave quadrimotor de construção geodésica, originou-se de um projeto de 1941, de um Warwick III de cabine pressurizada, para atender ao Requerimento Operacional OR. 106 e especificações B.5/41. Dois protótipos foram encomendados em setembro de 1942 e mais tarde outros dois protótipos e dois Windsor pré-produção seriada. Havia planos para produção em série de 300 aparelhos (Vickers tipo 483), porém apenas três protótipos chegaram a ser completados. O Windsor seria ocupado por apenas quatro tripulantes, numa cápsula pressurizada dentro da fuselagem, mas a pressurização foi abandonada antes do vôo inaugural do primeiro protótipo em outubro de 1943. O trem de pouso era singular, formado por quatro rodas à frente, uma em cada nacele de motor, mais a roda de bequilha. No terceiro protótipo (NK136 - tipo 480) inclui-se o armamento defensivo, composto por duas torretas de canhões 20 mm na rabeira das naceles internas e operadas por controle remoto, mais duas metralhadoras calibre .30 no nariz. Este protótipo voou em julho de 1944 e permaneceu em testes por curto tempo no pós-guerra, quando houve o cancelamento de novos aperfeiçoamentos e da produção. O modelo P 480 tinha quatro motores Rolls-Royce Merlin 85 com 1.635HP de potência cada. A envergadura era de 35,71m e o comprimento de 23,43m. Suportava peso máximo de decolagem de 24.490Kg; atingia a velocidade máxima de 510Km/h, com alcance de 4.650Km e teto de 8.300m. A aeronave estava armada com dias metralhadoras de 7,69mm (calibre .30), mais quatro canhões de 20mm e podia carregar até 6.800Kg de explosivos.



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