Westland Wyvern 
(E.R. Hickel)
  
Caça-torpedeiro monoposto embarcado Wyvern. O Wyvern era um monoplano de linhas limpas, com um enorme cubo de hélice         dupla, cada qual com quatro grandes pás, que giravam em contra-rotação,         e um leme vertical avantajado. Seu projeto começou com a especificação         N.11/44, lançada em novembro de 1944, que solicitava uma aeronave         caça para convés, com motor a pistão Rolls-Royce Eagle         (porém capaz de abrigar motor turbo-hélice quando este estivesse         disponível) e armado com quatro canhões de 20 mm, oito/16         foguetes ar-terra ou três bombas de 450 Kg ou uma mina de 825 Kg ou         um torpedo de 20 pol. A RAF pensou em encomendar esta mesma configuração         para bases em terra, porém abandonou a idéia em favor dos         novos caças a jato já em estudo/desenvolvimento. O Wyvern         foi a última aeronave de asa fixa da Westland. Problemas com os motores,         incluindo duas mudanças de modelo, complicaram e atrasaram o desenvolvimento         da aeronave; tanto que o aparelho, pronto para uso em serviço, só         ficou pronto quase dez anos após o início do projeto e já         obsoleto. Ainda assim foi empregado pela Marinha Britânica no conflito         de Suez em 1956. Ao todo 113 unidades foram fabricadas. O modelo S.4 tinha um motor A.S. Python 3 com 4.110HP de potência. A envergadura era de 13,42m e o  comprimento de 12,80m. Suportava peso máximo de decolagem de 11.110Kg;  atingia a velocidade máxima de 708Km/h, com alcance de 1.460Km e teto  de 8.530m. A aeronave estava armada com quatro canhões de 20mm e podia carregar até 1.360Kg de explosivos. 
 
  
 
Resumos Relacionados
 
  
- Martin-baker Mb.5
  
  
- Curtiss P-62
  
  
- Fiat G.59
  
  
- Saab J 21
  
  
- Convair P-81
  
 
 
 | 
     |