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Westland Wyvern
(E.R. Hickel)

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Caça-torpedeiro monoposto embarcado Wyvern. O Wyvern era um monoplano de linhas limpas, com um enorme cubo de hélice dupla, cada qual com quatro grandes pás, que giravam em contra-rotação, e um leme vertical avantajado. Seu projeto começou com a especificação N.11/44, lançada em novembro de 1944, que solicitava uma aeronave caça para convés, com motor a pistão Rolls-Royce Eagle (porém capaz de abrigar motor turbo-hélice quando este estivesse disponível) e armado com quatro canhões de 20 mm, oito/16 foguetes ar-terra ou três bombas de 450 Kg ou uma mina de 825 Kg ou um torpedo de 20 pol. A RAF pensou em encomendar esta mesma configuração para bases em terra, porém abandonou a idéia em favor dos novos caças a jato já em estudo/desenvolvimento. O Wyvern foi a última aeronave de asa fixa da Westland. Problemas com os motores, incluindo duas mudanças de modelo, complicaram e atrasaram o desenvolvimento da aeronave; tanto que o aparelho, pronto para uso em serviço, só ficou pronto quase dez anos após o início do projeto e já obsoleto. Ainda assim foi empregado pela Marinha Britânica no conflito de Suez em 1956. Ao todo 113 unidades foram fabricadas. O modelo S.4 tinha um motor A.S. Python 3 com 4.110HP de potência. A envergadura era de 13,42m e o comprimento de 12,80m. Suportava peso máximo de decolagem de 11.110Kg; atingia a velocidade máxima de 708Km/h, com alcance de 1.460Km e teto de 8.530m. A aeronave estava armada com quatro canhões de 20mm e podia carregar até 1.360Kg de explosivos.



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