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Industria Aeronautica Romana IAR-80
(E.R. Hickel)

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Caça monoposto IAR-80. O IAR-80 foi
o melhor caça romeno de fabricação própria da
Segunda Grande Guerra. Os primeiros testes de vôo iniciaram-se em
1938, em 1942 entrou em serviço ativo e permaneceu na linha de frente
até 1944. A Industria Aeronautica Romana (I.A.R.), formada em 1925
sob controle estatal e baseada em Brasov na região central da Romênia,
adquiriu experiência na fabricação de aeronaves e motores
produzindo muitos modelos sob licença, como os Potez 25, Moraine-Saulnier
35, Fleet 10-G, bem como os caças poloneses da PZL P-11 e P-24. O
IAR-80 tinha do P-24 o leme, a fuselagem posterior e a configuração
do motor, todo o restante era desenho novo. As características de
vôo do IAR-80 eram excelentes, com alta maneabilidade e pesado poder
de fogo. Uma cabine pressurizada foi providenciada e várias variantes
foram implementadas. Uma delas, o IAR-81 era caça de longo alcance
que também podia atuar como bombardeiro de mergulho. Em abril e maio
de 1944 a fábrica da I.A.R., em Brasov, foi severamente danificada
por bombardeios aliados, porém a fabricação dos IAR-80
já havia se encerrado em janeiro de 1943. O IAR-80 foi empregado
para defesa local em Bucarest e Ploesti, bem como em ataques na Frente Oriental
em 1942/43. Algumas vezes os pilotos aliados confundiam o caça com
o Focke-Wulf FW-190. Um bom número de IAR- 80 combateu os aliados
nos ataques de bombardeiros da USAAF às refinarias de Ploesti em
1º de agosto de 1943. Os B-24 do 9º
Comando de Bombardeiros sofreram pesadas baixas por fogo anti-aéreo,
erros de navegação e ataques de caças Me Bf-109 e IAR-80.
Os reides a Ploesti de 9 e 15 de julho de 1944 sofreram cerca de 25 surtidas
de IAR-80. Após a Segunda Grande Guerra, os soviéticos enviaram
para a Rússia toda a fábrica e aeronaves da I.A.R. em Brasov,
como "reparação de guerra". O modelo 80D tinha um motor K14-1000a com 1.000HP de potência. A envergadura era de 10,00m e o
comprimento de 8,90m. Suportava peso máximo de decolagem de 2.250Kg;
atingia a velocidade máxima de 510Km/h, com alcance de 940Km e teto
de 10.500m. A aeronave estava armada com quatro ou seis metralhadoras de 7,69mm (calibre .30) ou dois canhões de 20mm.



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