A força de um exemplo supera toneladas de palavras e conselhos
(Jerson)
A força de um exemplo supera toneladas de palavras e conselhosNas olimpíadas de 1968, no México o tanzaniano John Stephen Akwari cruzou a linha de chegada uma hora e meia após o último maratonista, chegou com a perna enfaixada e manchada de sangue, ferido e com dor, mesmo assim foi até o fim. "Meu país me mandou aqui para completar a prova". Este atleta não ganhou a prova, mas foi aplaudido pelas pessoas que ainda estavam presentes como um verdadeiro campeão.
Mas para muitos, a imagem duradoura da perseverança e resignação humana é atribuída a Gabrielle Andersen-Scheiss, que neste mesmo dia arrastou-se quase cambaleando pelos 400 metros finais da prova por quase longos 7 minutos, totalmente prostrada. Uma senhora fez uma longa viagem para falar com Ghandi, ao ser recebido, disse:
- Mestre este meu filho tem diabete. Por favor, peça a ele que pare de comer açúcar. Ghandi respondeu:
-Minha senhora, peço que retorne daqui a duas semanas.
Passados 15 dias a senhora voltou com o garoto e imediatamente ouviu o mestre solicitar ao menino para parar de comer açúcar.
A mulher ficou intrigada e perguntou:
-Mestre, por que o senhor não lhe disse isso 15 dias atrás?
Ghandi respondeu:
-Como eu poderia pedir algo a ele se eu mesmo não fazia. Estas pessoas são lembradas e aclamadas por seus exemplos, cada uma a sua maneira, cada uma da melhor forma que podia deixou marcada a mente daqueles que conhecem sua história, são pessoas que demonstraram a força do exemplo. Freqüentemente, em palestras ou cursos pergunto as pessoas:
Quem é seu herói ou quem você mais admira no mundo?A resposta mais freqüente é: Meu pai ou minha mãe ou ainda meus país. E a razão de serem considerados ídolos ou heróis não é simplesmente pelo fato de terem um laço de sangue, mas fundamentalmente por ensinarem (bem ou mal) coisas da vida, por agirem de forma a influenciar o comportamento dos filhos, sua visão de mundo, seus valores, tudo isto pelo exemplo. Tendemos a ouvir ou seguir aqueles que prioritariamente nos conquista ou nos mostram com ações, com seu exemplo os caminhos mais corretos, os perigos a serem evitados ou o erro que estamos cometendo ou prestes a cometer. Nada é mais forte do que o exemplo.
Existem diversos responsáveis por empresas ou grupos de pessoas que pregam isto e aquilo, dizem o que deve ser feito que expressem o que querem e dão à impressão de saberem para onde conduzem os resultados, mas apenas falam seus atos não correspondem ao que pregam, e os resultados são: colaboradores frustrados, pessoas que não compram e muito menos vendem as idéias que foram pregadas, descontentamento e críticas. O resultado: Quatro unidades, mais de 5000 mil alunos e uma reputação sólida, o respeito dos concorrentes, a admiração de seus funcionários e, sobretudo o orgulho de seus alunos em estarem estudando em uma instituição séria e progressiva. Ao contrário, também temos os exemplos ruins, como o curioso e desconcertante caso de uma secretária de advogado, ela estava completamente frustrada e, desmotivada em função de como seu “chefe” trabalhava. Ele dizia que ela deveria tratar o cliente como um rei, dar atenção, não fazê-lo esperar, que deveria se organizar e anotar tudo, que ela era sua “escudeira”, o primeiro contato com o cliente, sua porta voz e representante. Mas freqüentemente ele não lembrava de dar retorno ao cliente e, em uma de diversas vezes o cliente chegou ao escritório e disse que tentou entrar em contato várias vezes por telefone, mas não recebera nenhum retorno - a secretaria havia passado os recados e lembrado de que o cliente estava esperando o contato, o advogado simplesmente repreendeu a secretária na frente do cliente dizendo que não sabia da situação e que ela seria responsabilizada por isto, entrou em sua sala com o cliente e depois fingiu que nada aconteceu. A gestão pelo exemplo deveria começar a ser tratada com a importância que tem e a influência que exerce no dia-a-dia. Pequenos gestos, comportamentos e maneiras de lidar com os problemas levam aos demais nossa imagem que é processada pelos clientes internos (colaboradores) e também externos (reais e potenciais). “A velha frase ‘faça o que eu mando, mas não faça o que eu faço” devem ser abandonadas, as pessoas estão cada vez menos tolerantes com aqueles que pregam a mudança e são os primeiros a boicotá-la. Trabalhe a força do exemplo positivo e você verá como se torna mais fácil vender idéias e comprometer pessoas. Os exemplos estão aí para quem quiser ver.
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