A Mulher De Trinta Anos Extraídos (la Femme De Trente Ans Extrait)
(balzac)
(...) Charles permaneceu durante um momento imóvel, a
costas ligeiramente apoiados sobre a guarnição da porta, e muito
ocupado a examinar uma mulher que tem-se tornado famoso sem que ninguém
possa dar conta dos motivos em os quais baseava-se a sua fama. O mundo
oferece muitas estas anomalias curiosas. A reputação de Sra. de
Aiglemont não era, certa, mais extraordinária que a de certos homens em
sempre trabalho de uma obra desconhecida: estatísticos tidos para
profundos sobre a fé de cálculos que guardam-se bem de publicar;
políticas que vivem sobre um artigo de jornal; autores ou artistas cuja
obra permanece sempre em carteira; pessoas doutos com os que não
conhecem nada à ciência, como Sganarelle é latiniste com os que não
sabem o latino; homens aos quais atribui-se uma capacidade convinda
sobre um ponto, quer a direcção das artes, quer uma missão importante.
Esta admirável palavra, é uma especialidade, parece ter sido criada
para estas espécies de acéphales políticas ou literários. Charles
residiu mais muito tempo em contemplação que não o queria, e foi
descontente assim ser preocupado fortemente por uma mulher; mas também
a presença desta mulher contestava os pensamentos que um momento
anteriormente o jovem diplomata tivesse concebido ao aspecto do baile.
marquise, então idoso de trinta anos, era bonito embora frágil de
formas e uma excessiva delicadeza. Seu mais maior encanto vinha de uma
fisionomia cuja calma traía uma surpreendente profundidade na alma. O
seu olho cheio de fenda, mas que parecia encoberta por um pensamento
constante, acusava uma vida febril e renúncia mais vasta. Seus
paupières, quase sempre chastement reduzidos para a terra,
aumentavam-se raramente. Se lançasse olhares em redor deela, era por um
movimento triste, e tinha dito que reservava o fogo dos seus olhos para
occultes contemplações. Também qualquer homem superior sentia-se
curiosamente atraído para esta mulher suave e silenciosa. Se o espírito
procurasse adivinhar os mistérios da perpétua reacção que se fazia nela
dos presentes vermes o passado, do mundo à sua solidão, a alma não
fosse interessado menos de iniciar-se aos segredos de um coração em
certa medida orgulhoso dos seus sofrimentos. Nela, nada de resto
desmentia as ideias único ela inspirava em primeiro lugar.
como quase todas as mulheres que têm muito longos cabelos, era pálida e
perfeitamente branca. A sua pele, de uma lisura prodigiosa, sintoma
raramente enganoso, anunciava verdadeira uma sensibilidade, justificada
pela natureza dos seus traços que estes tivessem terminado maravilhosos
que os pintores chineses espalham sobre as suas figuras fantásticas. O
seu pescoço era ligeiramente talvez longo; mas estas espécies de
pescoços são mais graciosa, e dão às cabeças de mulheres de vagas
afinidaoes com magnéticos ondulations da serpente. Se não existisse só
um dos mil índices pelos quais aos carácteres dissimulés revelam-se ao
observador, ser-lhe -ia suficiente que examinasse cuidadosamente os
gestos da cabeça e as torções do pescoço, assim variadas, tão
expressives, para julgar uma mulher. Em Sra. de Aiglemont, a aposta
estava harmonia com o pensamento que dominava a sua pessoa. As esteiras
seu chevelure largamente entrançado formavam acima a sua cabeça uma
elevada coroa à qual misturava-se nenhum ornamento, porque parecia ter
dito adeus para sempre à procura do lavabo. Também não se surpreendia
em nunca ela estes pequenos cálculos de coquetterie que estragam muitas
mulheres. Apenas, cerca de modesta que era a sua blusa, não escondia
inteiramente a elegância da sua dimensão. Seguidamente o luxo do seu
longo pingamento consistia num corte extremamente distinguido; e, se é
autorizado procurar ideias no arranjo de um tecido, poderia-se dizer
que as dobras numerosas e simples do seu pingamento comunicavam-lhe uma
grande nobreza. No entanto, talvez traía indelévéis as fraquezas da
mulher pate da sua mão e o seupé; mas se mostrasse-o com algum prazer,
foi difícil mais malicioso ao rival encontrar os seus gestos afectados,
tanto pareciam involuntários, ou devidos à infantis hábitos. Este resto
de coquetterie fazia-se mesmo desculpar por uma graciosa indolência.
Esta massa de traços, este conjunto de pequenas coisas que fazem uma
mulher feia ou bonita, atractivos ou desagradáveis, podem apenas ser
indicados, sobretudo quando, como em Sra. de Aiglemont a alma é a
relação de todos os retalhos, e imprime-lhes uma deliciosa unidade.
Também a sua manutenção atribuia-se perfeitamente com o carácter da sua
figura e a sua aposta.
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