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Saab J 21
(E.R. Hickel)

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Caça monoposto J 21. O Saab J 21 foi
um caça de cauda dupla, de propulsão traseira (empurrando),
cujo primeiro vôo ocorreu em 1943. Entrou em serviço, porém,
só em 1945, e não correspondeu as espectativas pois já
estava obsoleto como caça. A aeronave foi então adaptada para
ataque ao solo, tornando-se o A21. Após a produção
de 300 unidades de J 21 e A 21, de motor a pistão, voou, já
no pós-guerra, o J 21R, com uma turbina britânica. A velocidade
do J 21R foi limitada pelo desenho da aeronave e o alcance era pequeno;
apenas 60 unidades foram construídas. o J 21R mostrou-se adequado
como aeronave de assalto, designado como A 21R. O modelo J 21A-1 tinha um motor Daimler-Benz DB 605B com 1.475HP de potência. A envergadura era de 11,61m e o comprimento de 10,44m. Suportava peso máximo de decolagem de 4.410Kg; atingia a velocidade máxima de 640Km/h, com alcance de 1.500Km e teto de 11.000m. A aeronave estava armada com quatro metralhadoras de 13,2mm (calibre .50) mais um canhão de 20mm.



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