Avia S-199
(E.R. Hickel)
Caça monoposto S-199, de 1945. Versão de pós-guerra do Messerschmitt Bf 109G, construído pela Avia com motores Junkers Jumo 211, pois os DB 605 originais não estavam mais disponíveis. A fábrica da Avia tinha, no final da guerra, um grande suprimento de fuselagens do Me Bf 109G (Gustav), porém nenhum motor Daimler-Benz DB 605 para equipá-las. Afortunadamente, a fábrica tinha também um grande número de motores Junkers Jumo 211, destinados aos bombardeiros He 111 e Ju 88. A decisão foi, portanto, de juntar as duas coisas numa única aeronave, surgindo assim o Avia S-199. No entanto esta junção não foi inteiramente perfeita. O S-199 era difícil de manejar em vôo e não era muito popular entre os pilotos. Ainda assim, ficou famoso por ter sido o primeiro caça a operar na então recém-criada Força Aérea Israelense. A Avia chegou a produzir 551 unidades do S-199. O modelo S-199 tinha um motor Junkers Jumo 211F com 1.340HP de potência. A envergadura era de 9,92m e o comprimento de 9,10m. Suportava peso máximo de decolagem de 3.730Kg; atingia a velocidade máxima de 598Km/h, com alcance de860Km e teto de 9.500m. A aeronave estava armada com duas metralhadoras de 13,10mm (calibre .50) mais dois canhões de 20mm.
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