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Polikarpov I-16 Ishak
(E.R. Hickel)

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Caça monoposto I-16 tipo 24. O projeto TsKB-12 de um caça monoplano foi iniciado na primavera de 1933 pelo Departamento Técnico da Polikarpov. A aeronave possuia excelente razão de subida e boa velocidade, e sua produção em série foi autorizada com a designação I-16. A necessidade de ter uma propulsão mais adequada, tal como acontecia com a série de biplanos I-15, levou a aeronave sofrer contínuas modificações para acomodar um motor melhor; só conseguida com os motores radiais M-63, em 1939. Assim como os I-15, os I-16 participaram na Guerra Civil Espanhola, na Guerra da China e nos primeiros combates da Segunda Grande Guerra. Mesmo sendo obsoleto em 1941, a aeronave foi empregada contra as forças germânicas, sofrendo pesadas baixas. Os últimos I-16 permaneceram em serviço até a primavera de 1943. O modelo I-16 tipo 24 tinha um motor M-63 com 920HP de potência. A envergadura era de 9,00m e o comprimento de 6,04m. Suportava peso máximo de decolagem de 1.910Kg; atingia a velocidade máxima de 489Km/h, com alcance de 700Km e teto de 9.700m. A aeronave estava armada com quatro metralhadoras de 7,62mm (calibre .30) e podia carregar até seis foguetes de 57mm.



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