Polikarpov I-17
(E.R. Hickel)
Caça monoposto I-17, de 1935. O I-17 (TsKB-19) era uma aeronave fina, com motor refrigerado a água, e foi construída para comparação com rombudo I-16 de motor radial. Poucas unidades foram construídas e algumas foram empregadas em combate em 1941. O I-17 tinha melhores características de vôo e desempenho que o I-16, porém seu maior problema era a cabine apertada (devido a pequena seção transversal para minimizar o arrasto). Apenas pilotos pequenos e magros cabiam na cabine e podiam operar os controles normalmente. Além disso, cabines fechadas não eram bem vistas pelos pilotos soviéticos da época, que ainda não dispensavam a possibilidade de botar a cabeça para fora para uma visão melhor. Tanto que a cabine fechada do I-16 Tipo 5 foi posteriormente substituída por apenas um para-brisa no Tipo 10 e posteriores. Apesar da concepção avançada do I-17 (a mesma adotada para o Hurricane e Me-109), o I-16 recebeu a preferência das autoridades soviéticas. O modelo I-17 tinha um motor Klimov M-100 com 750HP de potência. A envergadura era de 10,00m e o comprimento de 7,56m. Suportava peso máximo de decolagem de 1.950Kg; atingia a velocidade máxima de 490Km/h, com alcance de 800Km e teto de 11.000m. A aeronave estava armada com quatro metralhadoras de 7,62mm (calibre .30) mais um canhão de 20mm.
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